Saúde

Quais são os benefícios do mel para a saúde?

Quais são os benefícios do mel para a saúde?

Os humanos descobriram a existência do mel há aproximadamente 8.000 anos atrás e não pararam de usá-lo para várias finalidades desde então. Inicialmente utilizado em grande escala na Grécia e no Egito, esse alimento produzido pelas abelhas conseguiu se espalhar pelo mundo inteiro, se tornando muito popular. Um dos principais fatores da sua popularidade é o fato de que essa substância possui propriedades curativas muito benéficas para a nossa saúde, que você pode conferir logo abaixo:

Canecas para Presente

Combate a tosse e as dores de garganta

O mel pode servir como um medicamento natural quando se trata de resfriados irritantes. As tosses persistentes e as dores de garganta podem ser tratadas através da ingestão diária de duas colheres de chá de mel, de acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Pediatrics.

É bom para a pele

O consumo regular e até mesmo a aplicação direta do mel no rosto pode ajudar a tratar vários problemas de pele, incluindo a acne. Isso acontece graças às suas propriedades antibacterianas e anti-sépticas. Vale lembrar que essa substância doce não apenas ajuda a remover as cicatrizes de acne, como também pode interromper a sua ocorrência.

Ajuda a tratar problemas gástricos

Infelizmente, problemas gástricos estão cada vez mais comuns entre crianças e adultos. Graças aos componentes antioxidantes encontrados no mel, você pode usá-lo no tratamento de complicações relacionadas ao estômago. Essa é uma maneira segura e rápida de lidar com problemas gástricos e de combater germes e bactérias nocivas que podem afetar o seu trato digestivo.

Estimula o relaxamento e melhora a qualidade do sono

Não dormir o suficiente pode colocar a sua saúde em risco de várias formas. Dessa forma, uma colher de sopa de mel antes de dormir pode ser muito útil para as pessoas que sofrem com a insônia. O mel pode promover uma maior liberação de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e a sensação de bem-estar. O corpo, por sua vez, converte a serotonina em melatonina, um composto químico que regula a duração e a qualidade do sono.

Combate infecções

As bactérias são a principal causa do surgimento de vários tipos de infecções. Você pode fortalecer o seu corpo contra essas infecções apenas adicionando o mel à sua dieta diária. Por ser enriquecido com propriedades antibacterianas, o mel funciona como um escudo contra vários tipos de infecções, impedindo que o seu corpo sofra mais danos.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: