Os humanos descobriram a existência do mel há aproximadamente 8.000 anos atrás e não pararam de usá-lo para várias finalidades desde então. Inicialmente utilizado em grande escala na Grécia e no Egito, esse alimento produzido pelas abelhas conseguiu se espalhar pelo mundo inteiro, se tornando muito popular. Um dos principais fatores da sua popularidade é o fato de que essa substância possui propriedades curativas muito benéficas para a nossa saúde, que você pode conferir logo abaixo:

Combate a tosse e as dores de garganta

O mel pode servir como um medicamento natural quando se trata de resfriados irritantes. As tosses persistentes e as dores de garganta podem ser tratadas através da ingestão diária de duas colheres de chá de mel, de acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Pediatrics.

quais sao os beneficios do mel para a saude 1

É bom para a pele

O consumo regular e até mesmo a aplicação direta do mel no rosto pode ajudar a tratar vários problemas de pele, incluindo a acne. Isso acontece graças às suas propriedades antibacterianas e anti-sépticas. Vale lembrar que essa substância doce não apenas ajuda a remover as cicatrizes de acne, como também pode interromper a sua ocorrência.

Ajuda a tratar problemas gástricos

Infelizmente, problemas gástricos estão cada vez mais comuns entre crianças e adultos. Graças aos componentes antioxidantes encontrados no mel, você pode usá-lo no tratamento de complicações relacionadas ao estômago. Essa é uma maneira segura e rápida de lidar com problemas gástricos e de combater germes e bactérias nocivas que podem afetar o seu trato digestivo.

quais sao os beneficios do mel para a saude 2

Estimula o relaxamento e melhora a qualidade do sono

Não dormir o suficiente pode colocar a sua saúde em risco de várias formas. Dessa forma, uma colher de sopa de mel antes de dormir pode ser muito útil para as pessoas que sofrem com a insônia. O mel pode promover uma maior liberação de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e a sensação de bem-estar. O corpo, por sua vez, converte a serotonina em melatonina, um composto químico que regula a duração e a qualidade do sono.

Combate infecções

As bactérias são a principal causa do surgimento de vários tipos de infecções. Você pode fortalecer o seu corpo contra essas infecções apenas adicionando o mel à sua dieta diária. Por ser enriquecido com propriedades antibacterianas, o mel funciona como um escudo contra vários tipos de infecções, impedindo que o seu corpo sofra mais danos.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!