Ontem passei o dia doente, com muita dor de estômago e outros sintomas desagradáveis. Eis que descubro que o que senti seria, na verdade, Intoxicação Alimentar. Mas afinal, o que a causa? Como evitar?

Então, a intoxicação alimentar tem como causa a ingestão de alimentos que possuem por algum motivo organismos prejudiciais para nós tais como vírus, parasitas e bactérias. Esses organismos ficam localizados principalmente em carne crua – frango, peixe, ovos – porém podem ir parar em qualquer alimento que seja preparando no mesmo ambiente que estes. Além disso, alimentos que são deixados ao ar livre ou que ficaram muito tempo armazenados também dão chance ao desenvolvimento destes ‘seres malignos’. Além mesmo o ato de não lavar as mãos antes das refeições pode causar a intoxicação.

A boa notícia é que, apesar de ser uma doença bem desagradável, ela não possui uma longa duração, desaparecendo totalmente em poucos dias. Tudo o que é preciso fazer é deixar seu corpo finalizar seu serviço expelindo o desagradável germe que causa a doença. Porém, caso você esteja se sentindo mal por mais do que um ou dois dias e tenha sintomas mais graves, procure imediatamente um médico já que sua intoxicação pode ter evoluído para um quadro mais sério.

causa intoxicacao alimentar tricurioso 1

Quais são os sintomas da Intoxicação Alimentar?

  • Vômito
  • Náusea
  • Dor abdominal e cólicas
  • Diarreia aquosa
  • Febre

Todos podem começar poucas horas após a ingestão do alimento, porém em alguns casos leva dias ou até semanas para que o processo inicie. Caso você também sinta fraqueza, dormência, confusão ou até mesmo formigamento nas mãos, pés e rosto, sua intoxicação pode ter evoluído e é extremamente importante que você busque por ajuda profissional e faça exames.

Como tratar a Intoxicação Alimentar antes de visitar um médico?

É preciso beber muito líquido, comer alimentos leves para diminuir o estresse de seus órgãos do sistema digestivo e não recorrer a remédios que aliviam a diarreia e vômito, isto porque seu corpo precisa imediatamente expelir o organismo que está fazendo mal a você.

Além de tudo isso, refaço o alerta. Não hesite em procurar um médico, não faça tudo sozinho. Peça ajuda.