Uma das coisas mais deliciosas do mundo é fondue, principalmente nas baixas temperaturas do inverno. Seja salgado com queijo e molhos ou doce com chocolate e frutas da estação, este prato faz muitos salivarem só de imaginar. Porém, você sabe quem o inventou?

Diz a história que tudo começou com camponeses que viviam em regiões montanhosas distantes, logo a busca por mantimentos e recursos nas cidades era bastante dificultada. Como eram grandes produtores de leite, esses camponeses começaram a utilizar o queijo como principal ingrediente em sua gastronomia local, assim criando um prato quente simples, saboroso e nutritivo. Um grande queijo era colocado no fogo e cada um dos camponeses pegava um bom pedaço de pão e mergulhava no creme derretido que se tornava o queijo.

quem inventou fondue tricurioso 1

Apesar de sua origem ser esta, o fondue de chocolate é muito mais conhecido mundialmente. Porém, este surgiu só na década de 50 quando um chefe de Nova York chamando Conrad Egli teve a ideia de criar a sobremesa. O curioso é que foram camponeses que criaram o conceito, pobres trabalhadores sem recursos para uma alimentação balanceada, porem hoje o prato é considerado extremamente elegante e é comercializado a preços elevados em locais turísticos. Bizarro, não acha? Comente!