Há algum tempo fui ao médico e descobri que o que acreditava ser uma dor de cabeça era, na verdade, enxaqueca. Porém, ao fazer esta descoberta fiquei confusa porque no fim, não faço ideia do que seja isso e imagino que talvez você tenha a mesma dúvida. Vamos descobrir?

A enxaqueca é uma dor de cabeça caracterizada principalmente por ser uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça, ou até mesmo dos dois em alguns casos. Esta dor em geral vem acompanhada de fotofobia – aumento da dor ao estar em ambientes muito luminosos – fonofobia – aumento da dor ao ouvir grandes barulhos – náusea e vômito. Uma crise de enxaqueca pode levar de quatro a 72 horas para desaparecer, podendo ter menor duração em crianças.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens possuem enxaqueca, além disso a doença é predominante em pessoas com 25 a 45 anos, após os 50 anos a porcentagem diminui consideravelmente. Além da enxaqueca esporádica, também existe a crônica que é caracterizada por cefaleia em 15 ou mais dias em um mês sendo que em oito deles há crises típicas de enxaqueca. Esses sintomas devem ocorrer por mais de três meses e na ausência do abuso de medicamento.

Leia também: Descubra 3 ações que podem estar causando suas dores de cabeça

o que causa enxaqueca tricurioso 1

Qual a causa da enxaqueca?

Infelizmente, não se sabe exatamente quais são as causas da enxaqueca. Porém, é sabido que ela ocorre devido a alterações no cérebro e possui influência genética. Ela se inicia quando células nervosas – já em estado de hiperexcitabilidade – acabam reagindo a algum tipo de gatilho externo, assim enviando impulsos para os vasos sanguíneos que acabam sofrendo constrição seguida de dilatação e liberação de prostaglandinas, serotonina e outras substâncias que causam inflamação e dor. Este padrão de crise costuma ser o mesmo para cada indivíduo sendo que a única variável é a intensidade da dor. Veja alguns dos gatilhos mais comuns:

  • Jejum prolongado
  • Mudanças de temperatura ou umidade
  • Esforço físico
  • Luzes e sons intensos
  • Estresse
  • Dormir demais
  • Fatores hormonais
  • Abuso de medicamentos
  • Alimentos e bebidas

Sofre com enxaquecas? Procure imediatamente um neurologista e aguarde pelo diagnóstico e medicação. Jamais se auto-medique.