Logo que fui morar sozinha, adorava cozinhar e colocava cebola em tudo o que via pela frente. Afinal, este é o mais fácil tempero que existe e fica delicioso do arroz a carne. Porém, eu sempre enfrentava o mesmo problema: chorava igual bebê quando cortava cebola, chegava ao monto de não conseguir abrir os olhos por uns minutos. Porém, você sabe por que isso acontece? Vamos descobrir!

Esta ardência que sentimos ocorre quando começarmos a cortar a cebola, esta ação rompe as células da mesma e faz com que sulfocloretos e enzimas acabem sofrendo uma reação química que origina ninguém menos do que o ácido sulfúrico! Este é componente químico maldito que causa ardência em nossos ricos olhos já que o mesmo evapora, entra em contato com o globo ocular e reage produzindo as lágrimas na tentativa desesperada de limpar o espaço.

por que cebola faz chorar tricurioso

Como cortar cebola sem chorar

Depois de muito sofrer, eu descobri que existem diversas dicas para que você consiga cortar toda a cebola sem chorar uma vez sequer, então nada melhor do que compartilhar este sábio conhecimento, não é mesmo?

1. Para evitar que as enzimas se quebrem, a melhor dica é utilizar uma faca extremamente afiada que não esmague a cebola, mas sim corte de forma assertiva já no primeiro toque.
2. Uma boa dica também é colocar a cebola no freezer por 10 minutos antes de corta-la, assim reduzindo a quantia de enzimas ácidas e evitando as fatídicas lágrimas.
3. Outra dica interessante é cortar a cebola embaixo d’água. Apesar de ser um método que dificulta um pouco o serviço, é uma boa alternativa para que o ácido sulfúrico não evapore e vá direto aos seus olhos.
4. Para finalizar, se tudo não funcionar, estique a língua dentro da boca e respire através dela. Isso faz com que o gás seja atraído para a língua molhada, assim protegendo os olhos. Agora, se você respirar pelo nariz já era, seus olhos lacrimejarão imediatamente.

Interessante, não acha? Comente!