Já reparou que praticamente todas as garrafas de cerveja são marrons? E quando não possuem este tom, são verdes escuras, jamais transparente. Você sabia que há uma razão para isso?

Assim como a água oxigenada jamais poderá ficar em um pote transparente, a cor âmbar das garrafas de cerveja também possuem um grande motivo para terem esta cor. Quando a cerveja fica exposta à luz, acabam ocorrendo diversas reações químicas indesejáveis com o lúpulo, elemento crucial para a fabricação de cerveja. Mas agora você certamente está se perguntando sobre aquela marca X de cerveja que você conhece e que utiliza sim garrafas transparentes. Segura o comentário e veja bem.

por que garrafa de cerveja e marrom tricurioso 1

Cervejas feitas com tipos de lúpulo diferentes, aqueles que são industrialmente modificados, pode sim utilizar garrafas que não sejam tão opacas já que foram justamente alterados de forma artificial, assim impedindo que esta reação a luz ocorra. Não é à toa que este tipo de cerveja em geral é mais caro. Uma curiosidade interessante é que no princípio, o vidro escolhido para as cervejas era sempre o verde, porém nos anos 30 foi descoberto que a cor marrom bloqueava mais os efeitos da luz no lúpulo.

Mas e por que a Heineken continua usando a cor verde? A cor tem ligação direta com a identidade da marca e por isso, ao invés de substitui-la, a marca optou por comercializar sua bebida em pacotes com seis unidades embaladas em papelão, assim protegendo o líquido.

Curioso, não acha? Comente!