O microfone é algo interessantíssimo e impresindível em certas carreiras e meios profissionais. Porém, você já parou para pensar em quem o inventou? Não? Então senta que lá vem história.

Tudo começou em 4 de março de 1877 quando o alemão Emile Berninder teve a ideia de criar um instrumento que servisse para amplificar a voz humana, assim surgindo o primeiro microfone da história. Porém, o mesmo não era eficiente e a ideia não evoluiu. Isso até que, simultaneamente, Alexander Graham Bell – em seus conhecidos Laboratórios Bell – e Elisha Gray aperfeiçoaram o conceito.

Para funcionar, o microfone converte as vibrações mecânicas audíveis em um sinal elétrico através de um fino diafragma que é bastante flexível. Então, este sinal é enviado a uma bobina móvel ou sofre uma carga e descarga de um condensador para se tornar um sinal elétrico. Também existem os microfones de condensador que precisam de uma tenção continua de alimentação, a chamada phantom power.

quem inventou microfone tricurioso 1

Foi o surgimento do microfone que possibilitou a criação de diversas outras invenções tais como o telefone, o rádio e a televisão. Além disso, o invento foi muito útil durante as guerras e combates para que as mensagens fossem transmitidas. Interessante, não acha? Comente!