Quando Jadav Payeng viu a sua terra natal se transformar em uma espécie de terreno baldio natural, ele decidiu fazer algo por ela e conseguiu criar uma floresta exuberante totalmente sozinho. Claro que isso não foi feito do dia para a noite, afinal levou quase 40 anos para a floresta ocupar uma área que já corresponde a mais de 1.300 acres. Mas o esforço de Jadav valeu muito a pena.

Jadav Payeng vive na ilha de Majuli, localizada no rio Brahmaputra, no Estado indiano de Assam. A área é habitada pela tribo Mishing e é o lar de mais de 170 mil pessoas, que recentemente testemunharam algumas mudanças devastadoras em seu modo de vida centenário. No último século, Majuli perdeu quase 3/4 de sua massa terrestre. Embora o Brahmaputra tenha sempre inundado a cada primavera devido ao derretimento do gelo no Himalaia com a chegada das estações mais quentes, as enchentes do rio atingiram níveis perigosos nas últimas décadas por causa da influência de mudanças climáticas e terremotos. O fluxo do rio tornou-se tão poderoso que erodiu quase que completamente a faixa verde que ligava Majuli ao continente, deixando para trás uma paisagem vazia que contava apenas com grandes quantidades de areia. Foi a partir daí que Jadav resolveu fazer algo diferente.




conheca jadav payeng o indiano que plantou uma floresta sozinho 1

Jadav promoveu um simples gesto que logo se transformaria em uma grande ação: plantar sementes. As pilhas de animais mortos que foram incapazes de encontrar abrigo nos bancos de areia o fizeram perceber que sem árvores os habitantes humanos do ecossistema também corriam o risco de ter um destino semelhante. Payeng também descobriu que as raízes das árvores poderiam absorver o excesso de água do solo, o que ajudaria a evitar futuras inundações e evitaria deslizamentos de terra. Com isso em mente, Jadav Payeng simplesmente começou a fazer furos profundos na terra com um simples pedaço de madeira e derramou algumas sementes em cada buraco.

conheca jadav payeng o indiano que plantou uma floresta sozinho 2




O indiano não era um especialista certificado pelo governo e sua técnica estava longe de ser algo complexo, mas cerca de 40 anos depois, a sua estratégia bastante simples deu origem a algo magnífico. Ao longo dos anos, as sementes que Payeng espalhou cresceram e se tornaram uma bonita floresta. O que antes era um gigante terreno baldio, hoje é uma grande área verde que corresponde a mais de 800 campos de futebol. Segundo o “Homem da Floresta”, como ficou conhecido, ele apenas iniciou o processo e deixou a natureza fazer a sua parte.

conheca jadav payeng o indiano que plantou uma floresta sozinho 3

Jadav Payeng só começou a atrair a atenção depois de ter conhecido o fotógrafo Jitu Kalita em 2009. Kalita publicou um artigo sobre Jadav em um jornal local e a partir daí Jadav ficou famoso. Sua popularidade deu origem à um curta-metragem de 2013 chamado Forest Man, que fez um grande sucesso em Cannes. Além disso, Payeng foi premiado em 2015 com a mais alta honraria civil da Índia, o Padma Shri.

conheca jadav payeng o indiano que plantou uma floresta sozinho 4

Jadav ainda vive em Majuli e costuma se encontrar com os turistas que frequentam a área. Ele continua a proteger a floresta e diz que protegerá as suas árvores até a sua morte, pois elas são o seu lar.

História muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!