Fazer vaquinha entre amigos e família é algo sempre positivo para atingir aquele sonhado objetivo, porém você já parou para pensar sobre como essa expressão surgiu e começou a ser utilizada? O que diabos a vaca tem a ver com guardar grana? É o que iremos descobrir…

Pois bem, diz a história que a expressão surgiu entre os anos 20 e 30 em função do jogo do bixo e sua relação com o futebol. Como bem sabemos, o esporte nesta época era muito menos glamouroso do que é hoje, até porque grande parte dos jogadores nem recebia um salário. Era a torcida que se reunia e com muito esforço, arrecadava dinheiro para compartilhar entre os atletas.

Então, para tornar o sistema mais fácil, os valores definidos para as premiações foram relacionados com o conhecido jogo do bicho. Logo, quando o objetivo era arrecadas cinco mil réis, a bolada era chamada de cachorro já que este era o animal simbolo do número 05. O prêmio máximo era sempre 25 mil réis sendo 25 o número da vaca. Assim, as pessoas começaram a se referir ao ato de juntar este dinheiro para presentear os atletas de ‘fazer a vaca’ ou ‘fazer a vaquinha’, afinal quanto maior a quantia arrecadada, melhor era.

origem fazer vaquinha tricurioso

Porém, alguns historiadores levantam questionamentos sobre esta origem, afinal existem outros países que se referem a vaca também quando o assunto é juntar dinheiro e isso nos faz explorar outra história. Dizem que a explicação mais provável para a origem desta expressão vem da palavra ‘pecu’ que, em latim, significa gado, rebanho. A mesma era muito utilizada para falar sobre riquezas e dinheiro e como pecuário e pecuniário é muito semelhante, não demorou para que as pessoas fizessem analogia entre vaca e dinheiro.

E agora, em qual versão acreditar? Comente!