Se você tem ou já teve cachorros de estimação, deve ter percebido que esses animais adoram pular ao redor da cama pela manhã, tentando deixá-lo tão animado quanto eles. No entanto, às vezes os cães preferem se esconder debaixo da cama de uma forma tão sutil que em alguns casos fica até difícil de encontrá-los. Mas afinal, por que eles apresentam esse comportamento?

Na maioria das vezes, esse é um comportamento bastante comum e inofensivo. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, os cachorros se escondem embaixo da cama (ou em outras áreas estreitas e escuras) porque eles acreditam que aquele local é seguro e confortável o suficiente para relaxar e tirar uma soneca. Além disso, é importante destacar que os cachorros também gostam da temperatura ambiente gerada debaixo da cama ou sobre um tapete fresco e intocado. Se o seu cão gosta de deitar debaixo da cama por se tratar de um espaço escuro e aconchegante, você também pode tentar recriar um local semelhante a este em outras partes na casa. Por exemplo, um caixote com um lençol ou cobertor macio também pode ser um ótimo lugar para o seu cão relaxar.

por que os cachorros gostam de se esconder debaixo das camas 1

Vale lembrar que outras causas mais preocupantes podem fazer com que o seu cão prefira ficar escondido debaixo da cama, incluindo ansiedade ou outras doenças. Se um cachorro sofre com dores no corpo, por exemplo, ele podem querer encontrar um lugar apertado para tentar aliviar os sintomas. Um cão também pode tentar se esconder durante períodos de grande ansiedade, como fortes tempestades, fogos de artifício ou durante festas com muitas pessoas. Dessa forma, eles se sentirá mais seguro, pois isso o mantém isolado de qualquer ruído ou estresse caótico que possa vir a atormentá-lo. De fato, até os gatos costumam se comportar dessa forma.

Ou seja, se o seu cachorro está se escondendo debaixo da cama apenas para relaxar ou tirar um cochilo, esse comportamento provavelmente não se trata de algo perigoso para a sua saúde. No entanto, se você acha que existe algo de errado com ele, não deixe de levá-lo ao veterinário para ter um diagnóstico mais preciso.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!