Muita gente pensa que é necessário o uso de equipamentos sofisticados para ganhar massa muscular de uma forma eficaz, mas na verdade é possível obter resultados incríveis apenas usando o seu próprio peso corporal. Com isso em mente, aqui estão listados quatro exercícios comumente utilizados por atletas que buscam construir músculos, sendo que alguns deles podem ser feitos no conforto da sua casa.

1. Corrida ou caminhada

exercicios para ganhar massa muscular sem o uso de equipamentos 1

Para ganhar massa muscular na região das pernas você não precisa de nenhuma esteira ou outro equipamento semelhante. Apenas um bom par de tênis já é o suficiente para dar conta do recado. Experimente executar uma corrida lenta por cerca de 15 minutos antes de aumentar o ritmo. Essa simples ação serve como uma espécie de aquecimento para o seu corpo, evitando que você sofra lesões.

2. Agachamento

exercicios para ganhar massa muscular sem o uso de equipamentos 2

O agachamento é um dos melhores exercícios que você pode fazer para ganhar massa muscular. Uma característica notável desse tipo de exercício é que ele se torna fácil de progredir para níveis mais puxados ao longo do tempo. Para realizá-lo, fique com os pés afastados na mesma largura dos ombros e ponha os braços esticados à sua frente ou atrás da cabeça. Comece empurrando seus quadris para cima e para baixo ao mesmo tempo em que dobra os joelhos. Vale destacar que é importante começar em um ritmo lento para não correr o risco de sofrer lesões. Além disso, o peso deve permanecer em seus calcanhares durante todo o exercício.

3. Flexões

exercicios para ganhar massa muscular sem o uso de equipamentos 3

As flexões exercitam várias partes do corpo, o que torna esse tipo de exercício muito importante no fortalecimento muscular. Coloque as mãos no chão de modo que elas fiquem em uma posição um pouco mais aberta do que a largura dos ombros e abaixe-se até que seu peito fique prestes a tocar no chão. Após isso, tensione o seu abdômen ao abaixar e levantar seu corpo em movimentos repetitivos. Caso você nunca tenha feito flexões, experimente realizar apenas uma de cada vez em tempos intercalados.

4. Abdominais

exercicios para ganhar massa muscular sem o uso de equipamentos 4

Como o seu próprio nome já diz, esse exercício é usado para promover o desenvolvimento muscular da região do abdômen. Para executá-lo, basta deitar-se sobre um tapete, dobrar os joelhos de modo que os pés continuem fixados no chão, cruzar os braços na parte de trás da cabeça e fazer movimentos repetitivos de exalar e contrair o abdômen. Vale destacar que é muito importante não levantar totalmente as costas do chão, pois isso pode causar lesões nessa região. Experimente começar com duas ou três sessões de 10 movimentos, podendo aumentar o ritmo conforme a sua massa muscular se desenvolve.

E você, já experimentou fazer algum dos exercícios citados? Deixe o seu comentário!