Ontem fui ao Burger King em uma cidade próxima aonde vivo e ao ver aquele imponente logotipo fiquei bastante curiosa. Afinal, como surgiu o Burger King? Vamos conhecer sua história!

Tudo começou em 28 de julho de 1953 quando Keith J. Kramer se uniu a Matthew Burns para inaugurar o chamado Insta-Burger King, um local onde as pessoas poderiam se alimentar rapidamente. Esta sede ficava em Jacksonville, Florida. Infelizmente, esta era uma época de grande dificuldade financeira e os sócios Kramer e Burns precisavam vender o restaurante para James W. McLamore e David Edgerton que acreditaram no potencial do negócio. Após a compra, o restaurante passou a ser chamado apenas de Burger King. O segundo passo foi inaugurar mais um restaurante, desta vez no subúrbio de Miami, Florida, o endereço era 3090 N.W. 36th Street. Lá eram vendidos hambúrgueres e milkshakes por 18 centavos de dólar, além disso haviam dois tamanhos de refrigerante. Após três anos, em 1957, surgiu o famosíssimo sanduíche WHOPPER que vendido até hoje. Nele você encontra 100 gramas de hambúrguer e era vendido por apenas 37 centavos!

historia burger king tricurioso 2

Em 1961 foi iniciado os direitos de franquia nacional e internacional. Após dois anos a primeira sede internacional em Porto Rico foi inaugurada. Para ter ideia, em 1967 a marca Burguer King já possuía 275 restaurantes quando foi vendido para a Pillsbury Company, uma organização do ramo da panificação. Então, em 1974 iniciaram a famosa série de comerciais onde víamos os funcionários cantarem “Hold the pickles, hold the lettuce. Special orders don’t upset us. All we ask is that you let us serve it your way!” (em tradução livre: Segure os picles, segure a alface. Encomendas especiais não nos incomodam. Tudo o que pedimos é que nos deixe servir do seu jeito). A ideia era mostrar como o Burger King era flexível frente ao rígido McDonald’s. Então, em 1975 foi inaugurada a primeira sede no continente europeu, mais especificamente em Madri.

Em 1983 o Burger King começou a investir em faculdades, assim abrindo seu primeiro restaurante no campus da conhecida Northeastern Universty localizada em Boston, Massachusetts. Já na década de 90 foi iniciado o Burger King Kids Club que em menos de dois meses conquistou mais de um milhão de inscrições. No ano de 1993 foi inaugurada a primeira sede na Arábia Saudita e o milésimo restaurante que ficava em Sydney, Austrália. Então, foram inauguradas no ano seguinte sedes em Israel, República Dominicana, Omã, Peru, Nova Zelândia e El Salvador que contribuíram com os 7.600 restaurantes em 56 países.

historia burger king tricurioso 1

Mas e o Brasil?

A rede só chegou a nossas terras em 2004 em seu primeiro restaurante no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Sua estreia foi marcada por agressivas publicidades com comparações diretas ao maior rival: O McDonald’s. Para ter ideia, as três primeiras lojas em São Paulo ficavam ao lado ou em frente do concorrente. Hoje existem 660 lojas em todos os estados do país que contam com mais de 11 mil funcionários.

Incrível, não é mesmo? Comente!