Saúde

Quais são os benefícios do brócolis para a saúde?

Quais são os benefícios do brócolis para a saúde?

O brócolis é um membro da família dos vegetais crucíferos, estando intimamente relacionado a vegetais como o repolho e a couve-flor. O brócolis é cultivado em várias partes do mundo, incluindo Ásia, Américas e Europa, embora muito dessa popularidade possa ser atribuída à migração da região do Mediterrâneo, o seu ponto de origem mais provável. Conheça abaixo os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde:

Auxilia no combate à doenças cardiovasculares

O brócolis pode ajudar a manter a saúde cardiovascular através de vários mecanismos, como ajudar a reduzir o colesterol ao manter os vasos sanguíneos em sua melhor forma. A presença de potássio em sua composição ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue no organismo e regularizando a pressão arterial. Além disso, o potássio é necessário para regular o equilíbrio entre as quantidades de sódio e água, assegurando que o volume de sangue não aumente demais como resultado das propriedades de retenção de água do sódio.

É bom para os olhos

O brócolis contém grandes quantidades dos carotenoides antioxidantes luteína e zeaxantina. Ambos ajudam a preservar o bom funcionamento dos olhos ao retardar a degeneração macular relacionada à idade, além de suprimir o desenvolvimento da catarata, mantendo a visão saudável por muitos anos.

Promove a saúde óssea

O brócolis contém magnésio e zinco, que desempenham um papel crucial na mineralização adequada do tecido ósseo. Além disso, a quantidade de vitamina K presente em sua composição também pode ser considerada como um fator determinante na mineralização óssea adequada.

Ajuda na digestão

O brócolis conta com uma quantidade elevada de fibras, que contribuem para a movimentação adequada da comida no trato digestivo. Além disso, o sulforafano do brócolis ajuda a impedir que alguns tipos de bactérias (como a Helicobacter pylori) se desenvolvam e fiquem presas à parede do estômago.

Auxilia na desintoxicação de resíduos

O brócolis contém vários estimulantes de desintoxicação que atuam na eliminação de toxinas do corpo. Juntos, eles ajudam em todas as etapas do processo de desintoxicação do corpo, desde a ativação dos nutrientes até a neutralização e a eliminação dos agentes contaminantes.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Leia Também: