Sejam eles temidos como o Barba Negra ou extremamente cômicos como o Jack Sparrow, os piratas e os marinheiros do passado são normalmente retratados como grandes apreciadores do uso de brincos. Mas ao que tudo indica, esses acessórios de ouro e joias preciosas não tinham como objetivo apenas deixar os piratas com um visual mais descolado, mas sim, servir a alguns propósitos potencialmente úteis.

Na verdade, existem várias hipóteses que tentam fornecer algum tipo de explicação do uso de brincos pelos piratas. Uma das hipóteses mais famosas aponta que o uso desses acessórios tinha motivações supersticiosas. Alguns piratas acreditavam que usar brincos poderia melhorar ou até mesmo curar a visão ruim, pois eles achavam que os metais preciosos desses acessórios tinham poderes mágicos de cura. Alguns piratas também acreditavam que um brinco de ouro poderia ser usado como um talismã protetor, de modo que o pirata que usasse algo desse tipo não correria o risco de se afogar. Outra hipótese sugere que as orelhas eram furadas como uma forma de evitar o enjoo do mar, mas isso se provou ser falso.

por que os piratas usavam brincos 1

Curiosamente, a teoria mais plausível indica que os brincos feitos de prata ou ouro valiam o suficiente para pagar pelo funeral do pirata, caso ele viesse a morrer afogado e seu corpo fosse encontrado em uma praia ou em uma outra região qualquer. Muitos marinheiros até chegaram a gravar o nome da cidade natal no interior dos brincos, para que seus corpos pudessem ser enviados às suas famílias para receber um enterro apropriado. Nesse tipo de ocasião, os brincos ajudariam a cobrir o custo do transporte para levar o seu corpo para casa, evitando que ele fosse enterrado em solo estrangeiro ou até mesmo jogado diretamente no mar.

Vale destacar que ainda existe uma outra hipótese que sugere que os brincos eram dados a jovens piratas quando estes cruzavam pela primeira vez a linha do equador, ou quando eles contornavam as águas traiçoeiras do Cabo Horn, a extremidade sul da América do Sul.

Qual das hipóteses levantadas você acha a mais interessante? Deixe o seu comentário!