Todas as penitenciárias funcionam sob o propósito básico de manter os criminosos longe da sociedade para que sejam devidamente punidos e reabilitados até serem capacitados a voltar a viver no meio social. No entanto, existem algumas prisões pelo mundo que vão muito além do aprisionamento que estamos acostumados a testemunhar. As instalações prisionais que você vai conhecer nesse post apresentam características tão peculiares que são capazes de deixar qualquer um surpreso. Confira!

4. Prisão de San Pedro (Bolívia)

conheca as prisoes mais incomuns do mundo 4

A Prisão de San Pedro, em La Paz, na Bolívia, é considerada uma das prisões mais estranhas do mundo, pois é praticamente administrada pelos próprios detentos. Estabelecimentos comerciais como restaurantes, salões de cabeleireiros e até mesmo hotéis são comuns por lá, o que faz de San Pedro um pequeno bairro. Um fato curioso é que os novos prisioneiros são obrigados a pagar pelas suas próprias celas, caso contrário, terão que dormir fora dos recintos, o que é tão perigoso quanto dormir nas ruas. Além disso, muitos dos guardas da prisão são corruptos, permitindo que os visitantes retirem cocaína fabricada na prisão em troca de suborno.

3. Prisão de Iwahig (Filipinas)

conheca as prisoes mais incomuns do mundo 3

A prisão de Iwahig é considerada uma “prisão ao ar livre”, pois praticamente não tem muros. No entanto, ela abrange 26.000 hectares, o que faz com que ela tenha duas vezes o tamanho de Paris! Dentro da instalação, existe uma fazenda onde todos os detentos trabalham. Eles aprendem novos ofícios durante sua estadia e alguns até podem morar com suas famílias dentro da prisão. Embora a instalação seja relativamente bem sucedida, existem relatos nos últimos anos de fugas e alegações de corrupção contra os guardas prisionais.

2. Prisão de Aranjuez (Espanha)

conheca as prisoes mais incomuns do mundo 2

A Prisão Aranjuez foi construída para os presos que possuem familiares próximos. A ideia é permitir que os presos se relacionem com seus filhos desde pequenos. As “celas” da prisão contam com desenhos de personagens da Disney nas paredes, muitos brinquedos espalhados pelo chão e berços. Curiosamente, existe até uma creche dentro da prisão. Além de tudo isso, os detentos e seus filhos podem circular livremente pelas instalações até que as portas sejam fechadas à noite.

1. Prisão de Halden (Noruega)

conheca as prisoes mais incomuns do mundo 1

Halden é uma prisão de segurança máxima, embora não pareça uma, sendo muitas vezes chamada de “prisão mais humana do mundo”. As celas são na verdade quartos completos, que incluem uma cama confortável, escrivaninha, cadeira e guarda-roupa. Os quartos têm janelas e as portas são feitas de madeira, ao invés do metal reforçado de outras prisões pelo mundo. Os detentos têm acesso a filmes, videogames, quadras de basquete, academia e até estúdio de gravação. Apesar do complexo ter assassinos, estupradores e contrabandistas de drogas, não existem torres de vigia e a maioria dos guardas não usam armas. A ideia é que os presos obedeçam às regras da prisão e participem de aulas e aconselhamento, caso contrário, serão enviados para uma prisão comum. Por incrível que pareça, Halden tem obtido sucesso nesse quesito, pois a taxa de reincidência dos seus presidiários é muito baixa.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!