Por se tratar de um esporte em que cada milésimo de segundo pode ser o fator decisivo entre vitória ou derrota, os atletas da natação evitam ao máximo carregar peças de roupas desnecessárias durante as competições. É por isso que os nadadores optam por usar trajes extremamente compactos e tendem a depilar os pelos corporais para reduzir o arrasto. No entanto, todo esse minimalismo geralmente conta com uma exceção: as toucas. Muitos nadadores (especialmente em competições olímpicas) optam por usar duas toucas ao invés de apenas uma. Mas por que eles têm essa preferência?

De acordo com Dave Salo, treinador principal de natação das equipes masculina e feminina da Universidade do Sul da Califórnia, essa preferência é comum porque cada touca atende a uma necessidade diferente. Uma touca feita de látex se ajusta perfeitamente à cabeça, mas pode enrugar quando exposta à água, criando resistência. Para compensar, os nadadores costumam adicionar uma touca externa de silicone para servir como uma camada protetora. Além disso, quando combinadas, as duas toucas também ajudam a manter os óculos no lugar mais facilmente, pois prendem as correias de proteção na cabeça.

por que alguns nadadores usam duas toucas ao mesmo tempo 1

No entanto, isso pode levantar uma outra questão: por que não usar apenas a touca de silicone por si só? Bem, em termos práticos, essa touca tende a escorregar quando é encaixada diretamente no couro cabeludo, por isso só é usada como touca externa. Vale destacar que, assim como as curvas de um carro ajudam a cortar o ar, a forma alisada da touca externa ajuda a facilitar a movimentação no trajeto através da água.

É importante deixar claro que o látex, apesar de ser o mais comum, não é o único material que os atletas olímpicos usam como toucas internas. O campeão americano Michael Phelps costuma usar uma capa interna de tecido fino para comprimir o cabelo. Ou seja, a preferência pode variar de atleta para atleta. Mas uma coisa é certa: independente do tipo de touca usada, a sua função sempre será a mesma: ajudar os nadadores a enfrentarem a sua maior adversária, a própria água.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!