Gary Ross Dahl, que morreu em março de 2015, era um redator por profissão, mas que sempre será lembrado por ter inventado as “Pets Rocks”, que eram “pedras de estimação” que viraram febre nos Estados Unidos nos anos 70. Ao longo de sua vida, ele conseguiu vender pedras como fonte de praticamente toda a sua renda, o que o tornou milionário por meio de seu “esquema de marketing ridiculamente bem-sucedido”.

Tudo começou em uma noite dos anos 70, quando Gary estava reunido com amigos em um bar na cidade de Los Gatos, Califórnia. As pessoas ao seu redor estavam conversando sobre animais de estimação e sobre como era difícil ter que alimentá-los e mantê-los sempre limpos. Inspirado pela ocasião, Gary declarou que ele não tinha esse problema com seu animal de estimação, pois o seu “pet” era na verdade uma pedra. Curiosamente, sua resposta foi tão bem recebida que ele resolveu colocar a ideia em prática e acabou fundando o seu próprio negócio em torno disso.

a historia do homem que ficou milionario vendendo pedras de estimacao 1

Gary visitou uma loja de material de construção e comprou uma caixa de pedras provenientes de praias mexicanas por um centavo de dólar cada. Ele sabia que tudo o que precisava fazer era empacotar as pedras de uma forma bem apresentada para vendê-las por um valor bem mais alto do que elas realmente valiam. Depois de muitas tentativas e erros, ele finalmente projetou uma embalagem feita de papelão que contava até com furos de ar para que o “animal” pudesse “respirar”. Dentro da caixa, encontrava-se a pedra carinhosamente aninhada em uma cama de aparas de madeira macia.

Ele também adicionou um manual junto com o produto, que mais tarde viria a provar ser uma estratégia inteligente. O pequeno livro continha instruções sobre os cuidados a se ter com a alimentação e o treinamento da pedra de estimação. Inclusive, foi este manual insolente que conseguiu aguçar a fantasia de milhões de pessoas, transformando a pedra de estimação em um fenômeno nacional. Para se ter uma ideia, em poucos meses após o seu lançamento durante o Natal de 1975, aproximadamente 1,5 milhão de pedras haviam sido vendidas a US $ 3,95 cada. O sucesso também levou ao surgimento de empresas que copiaram a ideia e que vendem o produto até hoje no eBay.

a historia do homem que ficou milionario vendendo pedras de estimacao 2

Com o passar dos anos, a popularidade das “Pet Rocks” foi caindo gradativamente, mas à essa altura, Gary já tinha acumulado um patrimônio que hoje seria o equivalente a 50 milhões de dólares. Com o dinheiro que ganhou, Gary abriu uma agência de publicidade e até escreveu um livro publicado em 2001 que dava dicas sobre como vender qualquer coisa.

Gary Dahl morreu em 23 de março de 2015 vítima de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, mas sempre será lembrado pelo fenômeno da “pedra de estimação”, a qual lhe rendeu uma verdadeira fortuna.

E você, já tinha ouvido falar nas pedras de estimação de Gary Dahl? Deixe o seu comentário!