A rúcula é um vegetal de folhas verdes originário do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Ao longo da história, ela tem feito parte da dieta básica de várias partes do mundo, sendo mais popular em países como Itália, Inglaterra e Alemanha. A rúcula é uma planta bastante fácil de cultivar e muito nutritiva, mas muitas vezes acaba sendo deixada de lado por causa do seu sabor forte e relativamente amargo. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Auxilia na perda de peso

A rúcula é uma excelente maneira de incrementar a sua refeição sem se preocupar com a adição de calorias. A rúcula é considerada um dos dos melhores vegetais para a perda de peso, pois tem poucas calorias e mantém a nutrição, o que é necessário para perder quilos de uma forma saudável. Além disso, ela fornece uma boa dose de energia que ajuda a manter você mais ativo durante as atividades cotidianas.

quais sao os beneficios da rucula para a saude 1

Promove a saúde dos olhos

A rúcula é uma fonte rica de luteína e zeaxantina, substâncias importantes para a manutenção da saúde ocular. Além disso, o seu consumo pode ajudar a reduzir os efeitos dos radicais livres através do betacaroteno, que atua como um antioxidante para os olhos.

É boa para os ossos

A rúcula possui uma grande quantidade de vitamina K, que em certos casos é tão importante quanto o cálcio quando o assunto é a manutenção da densidade óssea. Isso ocorre porque ela promove a absorção adequada do cálcio, facilitando a regeneração dos músculos e a coagulação do sangue.

quais sao os beneficios da rucula para a saude 2

Promove uma cicatrização mais rápida de ferimentos

O potássio e a vitamina K, quando combinados, promovem uma coagulação sanguínea mais rápida, o que acaba protegendo e curando as feridas em um ritmo mais rápido do que o normal. Por ser um vegetal que possui esses dois nutrientes, a rúcula era dada aos soldados feridos nos tempos antigos para acelerar o processo de cura dos seus ferimentos em batalhas.

Auxilia na digestão

A rúcula não só possui propriedades estimulantes, como também conta com uma boa quantidade de fibras. As fibras são ingredientes essenciais que ajudam a manter o sistema digestivo sob controle ao promover a absorção de adequada dos nutrientes dos alimentos. Além disso, ela é útil para ajudar pacientes que sofrem de diarreia, pois ajuda a manter a densidade das fezes.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!