Ontem estava assistindo a Procurando Nemo, mais especificamente a cena onde Dori acaba sangrando pelo nariz e atiçando os tubarões que tentavam parar de se alimentar de peixes. Ao ver esta cena fiquei curiosa, peixes sangram?

Sim, meus amigos, peixes sangram sim. Eles possuem coração, circulação sanguínea e tudo mais que é necessário para que eles possuam este líquido vital. Grande parte das espécies de peixe possui respiração por meio de brânquias – popularmente conhecidas como guelras. A água entra de forma continua através da boca do peixe, molha as brânquias e então sai pelas aberturas que existem ao lado da cabeça dos queridos animais.

São nas branquias que ficam grande parte dos vasos sanguíneos, então o oxigênio dissolvido na água passa por ali e entra na corrente sanguínea. Ao mesmo tempo, o gás carbônio que é produzido pelo organismo do peixe é expelido para a água, sendo eliminado do sistema. Além disso, o peixe possui em seu coração duas cavidades, um átrio e um ventrículo, por onde passa o sangue não-oxigenado. Após passar pelo coração, este sangue já sem oxigênio vai para uma artéria e então passa pelas brânquias onde recebe oxigênio novamente que é distribuído pelos demais órgãos.

peixes sangram tricurioso 1

Uma curiosidade interessante

Os peixe possuem diversos órgãos dos sentidos sendo um deles as conhecidas bolas olfatórias. Elas são formadas por células que final nas narinas e auxiliam muito no momento de sentir odores de substâncias dissolvidas em água. Isso torna o olfato dos peixes extremamente aguçado, um tubarão (como no caso de Procurando Nemo) pode sentir o cheiro de sangue fresco a dezenas de metros de distância. Medo.

Legal, não é mesmo? Comente!