Existe algo mais delicioso do que uma lasanha quentinha cheia de queijo e molho? Este é um dos meus pratos favoritos, afinal é uma gordisse daquelas! Hehe. Porém, você sabe quem a inventou?

Essa delícia formada por massa de folhas com molho, recheios diversos e muito queijo tem uma história imprecisa por trás. Lasanha deriva do grego ‘lasanon’ cujo significado é pote de quatro. Este é um termo emprestado dos romanos ‘lasanun’ que significa pote de cozinhar. Este foi o termo usado pelos italianos para nomear o prato onde era feita a lasanha.

Aqui começa a confusão, isto porque apesar de acreditarmos que este alimento seja de origem italiana, existem evidências de que na corte do Rei Ricardo II da Inglaterra que reinou no seculo XIV existia um prato chamado loseyns (lê-se lasan) cuja receita foi publicada no primeiro livro de receitas da Inglaterra. Historiadores dizem que nesta época havia quase uma crise diplomática entre a Grã-Bretanha e a Itália em função da Inglaterra ter reivindicado a invenção da lasanha justamente em função do livro publicado The Form of Cury. Vale ressaltar que por lá o prato era feito com massa de cereal, um caldo de especiarias e queijo ralado, sem carne. E agora?

quem inventou lasanha tricurioso

Porém, contudo, entretanto e todavia, a lasanha já havia sido documentada antes em uma versão de camadas também, porém esta não possuía tomate já que não foi descoberta na Europa. Ou seja, este é um prato culinário de origem variada e bastante confusa, hehe.

Curioso, não é mesmo? Comente!