É muito comum estarmos em uma conversa sobre comprar algo e um amigo surgir com a expressão ‘mas isso vai custar os olhos da cara!’. Isso sempre me deixou curiosa, afinal… Quanto custaria os olhos do seu rosto? Quem inventou esta expressão maluca? É o que hoje iremos descobrir!

Dizem alguns historiadores que tudo começou com o famoso conquistador espanhol Diogo de Almagro que perdeu um de seus olhos em um grande conflito que ocorreu em uma fortaleza inca. Quando retornou ao seu lar Almagro foi se apresentar ao imperador Carlos I e disse a ele: “Defender os interesses da Coroa Espanhola me custou um olho da cara”. A tão bem pensada frase não demorou para conquistar o amor da população que começou a replica-la em suas conversas, assim tornando-a popular.

Leia também: Como surgiu a expressão chato de galochas?

origem custar olhos da cara tricurioso

Porém, toda origem tem um porém e esta não seria diferente. Outros historiadores afirmam que desde a Antiguidade diferentes povos tem o curioso costume de arrancar os olhos de seus prisioneiros de guerra, ainda mais quando são governantes inimigos. Até mesmo o conhecido escritor romano Plauto (254-184 a.C.) teria trazido em uma de suas peças a famosa expressão muito antes do explorador Almagro. Ou seja, existe a possibilidade de que a expressão tenha surgido em um passado muito antigo e apenas sido replicada pelo explorador. E agora? Qual teria sido o precursor da mesma? Acredito que jamais teremos certeza.

Curioso, não é mesmo? Comente!