Com certeza você já guardou seus preciosos centavos em um cofre de porquinho ou ao menos viu alguém ter este hábito, porém você já parou para pensar qual a relação entre porcos e economizar dinheiro? É o que hoje iremos descobrir!

Tudo tem relação com a multiplicação. Isso mesmo, multiplicação! Segundo o engenheiro francês Sebastian la Pestre utilizar o simbolismo do porco para ganhar dinheiro é uma ótima ideia para atrair a riqueza, isso porque o animal é conhecido por ser um exímio procriador. Segundo Pestre, após 10 anos uma porca é capaz de produzir seis milhões de filhotes! Isso deu origem a conhecida teoria da multiplicação que dá base ao uso de cofres de porquinho. Porém, existe outra hipótese, só para variar. Conta a história que durante o século XVI na Inglaterra os utensílios domésticos de quem não possuíam muito dinheiro não eram feitos de metal já que este era um material muito caro.

origem cofre porquinho tricurioso 1

Neste período o material utilizado por essas pessoas era um tipo de argila vermelha que se chamava pygg clay ou apenas pygg. Neste período, já era costume guardar dinheiro em cofres dentro de casa e todos eram potes feitos com a pygg clay. Não demorou para que o local para armazenar dinheiro começasse a ser chamado de pygg banks. Certo dia, um artesão recebeu um pedido para fazer o tal ‘pygg bank’ e não conhecia o conceito ‘pote para guardar dinheiro’. Por isso, acabou confundindo com a palavra ‘pig’ (que significa porto em inglês), assim criando um cofre em formato de porco que, pelo visto, caiu nas graças da população e é feito até os dias de hoje.

Também existe mais uma possibilidade de origem. Na China, segundo seu calendário típico, o porco significa fartura. Logo, guardar seu dinheiro em um cofrinho de argila em formato de porco traria riqueza e prosperidade, assim fazendo com que todas as casas chinesas tivessem um destes em casa.

Interessante, não é mesmo? Qual será a origem verdadeira? Comente!