Em clima de Natal, esta belíssima salamandra aquática tem chamado atenção. Na verdade, havia na Flórida (EUA) a lenda de que existia um animal semelhante a cobra que teria duas patas traseiras, manchas por todo o corpo e em seu rosto, um tipo de adorno semelhante a uma árvore de Natal. Nesta mesma lenda era contado que este curioso animal vivia em lagos e pântanos dos Estados Unidos. Por muito tempo houve a dúvida se este era realmente um animal existente ou apenas um mito como Pé-Grande ou Monstro do Lago Ness. Porém recentemente esta dúvida tornou-se certeza: este é um dos maiores vertebrados encontrados nos EUA por mais de um século!

Segundo os biólogos o animal é uma sirene, um tipo de salamandra aquática cuja aparência facial relembra uma enguia que foi descrita pela primeira vez ainda no século 18. Seus habitats costumam ser bastante reclusos, escondidos, dentre os lagos e rios de água doce do sudeste dos Estados Unidos. Por serem muito difíceis de encontrar, ainda não se sabe muito sobre esta linda salamandra. Ela foi batizada de sirene reticulada em função de suas manchinhas e para determinar se esta era realmente uma nova espécie, um pesquisador chamado David Steen do Georgia Sea Turtle Center dedicou seus últimos anos para buscar pelo animal. O primeiro foi encontrado em 2009 e após, foram necessários mais 05 anos para encontrar outros três.

salamandra natal tricurioso 1

Então, foram feitas avaliações e estudos detalhados do DNA destas sirenes para então determinar que estes são animais geneticamente e fisicamente distintos dos outros já identificados na área, assim configurando uma nova espécie. Para você ter ideia, o belíssimo animal possui 60 centímetros de comprimento e brânquias muito características que servem para respirar embaixo d’água. Também descobriu-se que os maiores predadores desta nova espécie são cobras, garças, peixes e principalmente o próprio ser humano. 🙁

Lindo animal, você não acha? Comente!