O tamarindo é uma fruta conhecida pelo seu sabor distinto, que mistura o doce e o azedo de uma forma muito especial. Estudos indicam que ele possui origens que remontam às savanas africanas, embora seja cultivada em larga escala na Índia. Sua casca é fácil de ser removida e muitas vezes a sua polpa pode ser encontrada desidratada e pronta para uso em lojas e feiras livres, o que promove ainda mais a sua popularidade. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Promove a saúde cardiovascular

O consumo regular do tamarindo ajuda a prevenir vários problemas relacionados ao coração, pois foi observado que essa fruta tem a capacidade de livrar as artérias dos males do colesterol LDL. O potássio presente em sua composição também atua como um vasodilatador que controla a pressão arterial, reduzindo o estresse nas artérias e outros vasos. Também vale destacar que, por ser rico em vitamina C, o tamarindo ajuda a combater os radicais livres que podem acabar desenvolvendo sintomas associados a doenças cardíacas crônicas.

quais sao os beneficios do tamarindo para a saude 1

Ajuda a regular os níveis de açúcar no corpo

A alfa-amilase é um composto encontrado no tamarindo que ajuda a prevenir a absorção de carboidratos, que por sua vez se transforma em açúcares. Uma quantidade elevada de açúcar no sangue também leva ao surgimento de problemas como a própria diabetes, pois o pâncreas fica incapaz de controlar os níveis de insulina no corpo. Por isso, o tamarindo se torna um ótimo regulador dos níveis de açúcar no sangue, mantendo o seu organismo mais saudável.

Fortalece o sistema imunológico

O tamarindo é rico em vitamina C e outras vitaminas que são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Essa fruta também conta com propriedades anti-microbianas e anti-sépticas, que impulsionam o fortalecimento do sistema imunológico, impedindo que ele seja afetado por infecções virais.

quais sao os beneficios do tamarindo para a saude 2

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

O câncer é causado devido ao crescimento desordenado de células que se desenvolvem em radicais livres. Por ter uma grande quantidade de antioxidantes, o tamarindo promove a eliminação de alguns tipos de células cancerígenas. Esse benefício pode ser notado com mais eficácia em casos relacionados ao câncer no cólon.

É bom para a pele

Embora não existam estudos definitivos sobre a uma fórmula anti-envelhecimento, o tamarindo certamente ajuda a reverter os danos causados ​​pelo sol e também pode ser usado como um esfoliante natural. Além disso, a fruta contém alfa hidroxila, que ajuda a prevenir manchas provenientes da acne e a prevenir o envelhecimento precoce.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!