Sabe quando aquele amigo vem pedir um pedaço do seu lanche e você sente aquela vontade de perguntar: “e você acha que vou dar de mão beijada?” Essa é uma frase curiosa e um tanto engraçada, você não acha? Qual será que é sua origem?

Pois bem, se você não está familiarizado com a mesma, me sinto na obrigação de informa-lo como funciona o uso desta adorável expressão. Dar de mão beijada significa que você irá dar algo a alguém de forma espontânea e sem custo, gratuita, sem nenhum tipo de ônus ao ganhador. Porém, em tempos de lanches caros na cantina, ninguém da nada de mão beijada e por isso a expressão acabou ganhando um tom bastante sarcástico e até mesmo engraçado, como disse anteriormente. Já sua origem remonta os tempos da Idade Média quando era comum que os fies mais ricos da Igreja presenteassem a instituição com terras e palácios grandiosos.

origem dar de mao beijada tricurioso 1

Leia também: Como surgiu a expressão ‘guardado a sete chaves’?

Então, ao fazer estes generosos presentes a entidade religiosa, era comum que essas pessoas ganhassem um privilégio em troca. E este é nada menos do que poder beijar as mãos do Papa! Bizarro, não é mesmo? Os ricos fies acabavam usando deste recurso para comprar a oportunidade de ser abençoados pessoalmente pela figura mais importante da Igreja Católica. Além disso, desde os tempos antigos beijar a mão é um sinal de extremo respeito e apreço, sendo muito utilizado entre as relações de vassalo e senhor feudal, ou ainda entre reis e súditos. Assim, a expressão acabou caindo nas graças do povo e volta e meia me pego a dizendo.

Curioso, não é mesmo? Comente!