Você já percebeu que muitas vezes quando tentamos levantar algo muito pesado, os músculos dos nossos braços começam a tremer de repente? Isso também pode ser facilmente notado quando malhamos na academia, onde até mesmo as nossas pernas podem apresentar um comportamento semelhante. Mas afinal, qual seria a causa por trás de todo esse tremor?

A resposta simples para a causa dessa reação estranha do nosso corpo é a chamada “fadiga muscular”. Como o próprio termo já sugere, a fadiga muscular é o estado no qual os nossos músculos apresentam sinais de cansaço. Para entender melhor esse fenômeno, é preciso primeiro compreender o que acontece com nossos músculos quando nos exercitamos ou levantamos pesos. O sinal para o músculo se mover vem da medula espinhal, percorrendo um caminho desde os neurônios até os músculos propriamente ditos. Cada neurônio se conecta a várias células musculares, em vez de uma única célula muscular. O neurônio, junto com as células musculares às quais está conectado, é conhecido como unidade motora. É a partir dessa composição que as reações começam a se desenhar, já que o tamanho desta unidade motora determinará a precisão dos movimentos dos músculos.

por que nossos musculos tremem quando levantamos muito peso 1

Por exemplo, as unidades motoras nos braços e pernas serão maiores em tamanho caso sejam submetidas à pressão, com cada nervo controlando cerca de 1500-2000 células musculares. Ao realizar essa ação, as unidades motoras não se movem juntas, em vez disso, elas se movem em um padrão altamente não sincronizado e irregular. Isso significa que, enquanto algumas unidades motoras se contraem, outras se expandem. À medida que as unidades motoras restantes começam a trabalhar em conjunto e recebem uma determinada pressão, elas dão origem a movimentos bruscos repentinos, que sentimos na forma de tremores.

Vale destacar que a fadiga muscular ocorre nesse caso por que, quando levantamos pesos ou nos exercitamos, os músculos precisam gerar uma quantidade maior de força. Isso significa um aumento na frequência e força dos sinais. Como essa não é uma circunstância “comum” aos membros, ela acaba cansando os nervos, o que significa que eles podem não suportar a alta frequência com a mesma eficácia.

É importante deixar claro que a fadiga muscular é na maioria das vezes um sinal de que os seus músculos trabalharam até o limite da sua capacidade. Por isso, é sempre bom fazer uma parada durante as atividades físicas para dar uma relaxada. A sua saúde muscular agradece!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!