Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Como é feita a gelatina?

Água quente, pó, água fria e um pouco de tempo na geladeira. Pronto, isso é tudo o que é necessário para preparar uma deliciosa gelatina. Porém, você já parou para pensar em como é feito este pó mágico? É o que hoje iremos descobrir!

Para que a gelatina possa ser produzida, é preciso um processo sofisticado que se utiliza dos tecidos conjuntivos de porcos, pássaros, peixes e bois. É na pele e ossos desses animais que se encontra a proteína de colágeno necessária para criar a gelatina. O primeiro passo é desengraxar e desmineralizar a matéria-prima, então após é preciso utilizar-se de dois diferentes métodos para pré-tratar o produto, a decisão depende da finalidade da gelatina, sendo entre método alcalino ou método ácido.

O método alcalina faz um tratamento do tecido conjuntivo de bois em um processo que leva diversas semanas, isso porque o mesmo é altamente reticulado. Já o colágeno da casca da carne de porco não é tão reticulado, sendo então utilizado o tratamento ácido que dura cerca de um dia, seguido então para a neutralização e lavagem intensa para que sejam removidos sais. Depois deste tratamento prévio tudo é misturado em água quente onde são separados os restos de gordura e fibras finas.

Após, tudo é passado por um filtro para remover impurezas até chegar na última fase onde é feita a limpeza final através da liberação de pedaços de cálcio, sódio, sais e resíduos ácidos. Após, a solução da gelatina é concentrada através de evaporadores a vácuo para que forme uma massa consistente semelhante ao mel. Após, e feito um processo de moagem que forma o granulado que recebemos em casa, tudo isso passa por um rigoroso controle de qualidade que garante o grau de pureza da gelatina, produzindo assim um produto de qualidade.

Você conhecia a origem da matéria-prima da gelatina? Comente!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Leia Mais

Curiosidades

Um dos lançamentos mais esperados do ano, o Disney Plus, ou Disney + gera muita curiosidade em quem ainda não conhece como este novo...