Quando precisamos passar por alguma situação a qual não estamos felizes ou confortáveis, porém não podemos nos expressar, é comum dizermos que tivemos de engolir sapos. É claro que esta não é uma frase de sentido literal, afinal ninguém realmente engole nosso amigo anfíbio, e isso me fez pensar… Qual será a origem desta expressão?

Segundo os historiadores, a expressão teria sua origem no conhecido texto bíblico do antigo testamento onde sete pragas teriam invadido o Egito durante o tempo de Moisés. Uma destas terríveis pragas teria sido justamente uma grande infestação de sapos e rãs que teriam feito parte do dia-a-dia dos egípcios por diversos dias, atrapalhando e apavorando os cidadãos até mesmo durante suas refeições ao pular dentro de seus pratos, causando todo o tipo de acidente. Ao ler este relato, era comum que as pessoas se referissem a praga falando que os egípcios teriam sido obrigados a ‘engolir sapos’ durante aquela dura provação divina.

curiosidades sobre os sapos tricurioso 2017

Leia também: Como surgiu a expressão ‘dar de mão beijada’?

Com o tempo, a expressão acabou tomando forma e hoje é amplamente utilizada naqueles momentos mais desagradáveis quando simplesmente não podemos nos expressar diante de alguma situação, sendo obrigados a agir contra nossa vontade, assim engolindo sapos. Curioso, não é mesmo? Comente!