A couve é um vegetal que está presente no nosso planeta há anos. De fato, alguns historiadores se referem às couves como “os dinossauros dos vegetais”, que felizmente ainda estão muito vivos. Acredita-se que ela seja originária da costa ocidental europeia, mas pode ser encontrada em praticamente todos os continentes. Curiosamente, a couve se tornou tão popular nos Estados Unidos que o estado da Carolina do Sul a adotou como o seu “vegetal oficial”. A seguir, você vai conhecer os principais benefícios da couve, que podem torná-la o vegetal oficial da sua dieta. Confira!

Possui propriedades anti-envelhecimento

Os radicais livres são geralmente apontados como a principal causa dos danos oxidativos no corpo, sejam eles internos ou externos. A couve é rica em antioxidantes e vitaminas que criam uma espécie de barreira entre o corpo e os radicais livres, impedindo assim o avanço do envelhecimento precoce. Vale destacar que esse vegetal também pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas e manchas relacionadas à idade, evitando que o seu corpo sofra com a degeneração das células.

quais sao os beneficios da couve para a saude 1

Previne a anemia

A couve é uma ótima fonte de ferro, por isso ajuda a equilibrar os níveis de hemoglobinas no corpo, prevenido a anemia. Além disso, o ácido fólico presente em sua composição auxilia o organismo a absorver melhor o ferro e a produzir mais glóbulos vermelhos no corpo.

Auxilia na digestão

A couve é uma excelente fonte de fibras. Por isso, ela pode ser consumida por aqueles que desejam combater os males associados às cólicas intestinais e constipações. Além disso, a couve é rica em glucorafanina, que protege o revestimento do estômago do desenvolvimento de bactérias. Esse efeito é essencial para proteger o corpo contra infecções.

quais sao os beneficios da couve para a saude 2

É boa para os ossos

A vitamina K é uma das vitaminas mais benéficas quando se trata do fortalecimento do tecido ósseo, pois auxilia na absorção do cálcio. A couve é um alimento excelente nesse quesito, pois pode fornecer até 100% do valor diário recomendado dessa vitamina. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina K pode ser benéfico no combate a doenças como osteoporose e artrite reumatoide.

Possui propriedades desintoxicantes

A couve possui propriedades desintoxicantes, graças aos seus compostos que contém glucosinolatos, que servem como limpadores naturais. Os glucosinolatos ajudam a regular e a ativar as enzimas desintoxicantes no corpo que protegem o DNA do ataque de radicais livres e de outros produtos químicos nocivos. Dessa forma, podemos concluir que as propriedades desintoxicantes da couve são muito úteis para manter o corpo saudável.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!