Sempre que meu pai está dirigindo e vê alguém fazendo besteira no trânsito a frase é a mesma: Sai daí, barbeiro! Porém, como bem sabemos, barbeiro é o profissional que trabalha em salão de beleza e é responsável por aparar a barba dos homens, logo… O que isso tem a ver com trânsito? É o que iremos descobrir!

Na antiguidade barbeiros não faziam apenas a barba dos homens como também cortava os cabelos, arrancava os dentes, cortava calos e diversas outras coisas que você nem imagina, tendo inclusive até mesmo serviços médicos em suas tarefas. Porém, é claro que eles não eram profissionais em todas essas áreas, até porque um médico de formação trabalharia atendendo pacientes em um hospital ou consultório, não em uma barbearia. Essa ausência de formação profissional fazia com que estes pequenos serviços de saúde muitas vezes fossem mal feitos.

Barbeiro

No século XV em Portugal era comum ouvir as pessoas usarem a profissão de barbeiro como sinônimo de um serviço mal feito. Quando algo ruim havia sido executado, logo era exclamado sem pudor: “mas que coisa de barbeiro!” tornando assim a profissão extremamente mal falada. Mas o que isso tem a ver com trânsito? Até hoje não se sabe exatamente o porquê, porém a expressão pegou mesmo por aqui quando os automóveis começaram a chegar, assim definindo ‘barbeiro’ aquele que não sabia dirigir muito bem, que é desatento ou não se dá bem com as marchas, fura sinal, enfim… Faz as mais diversas barbeiragens no trânsito.

Curioso, não é mesmo? Comente!