‘Tá todo mundo arrepiado curtindo o som do berimbau metalizado’ era a música mais cantada do karaokê das minhas festinhas de aniversário e ao relembrar desta doce lembrança percebi que pouco sei sobre este característico instrumento. Afinal, o que é um berimbau?

O berimbau é um instrumento de corda característico das rodas de capoeira, sendo ele o definidor dos ritmos da arte marcial. Segundo pesquisadores, o instrumento teria nascido em tribos africanas antigas que o utilizava durante rituais fúnebres. Durante a Época Escravocrata Brasileira, o instrumento foi trazido ao Brasil e comumente visto nas mãos de vendedores de doces – escravos alforriados – que o utilizava para chamar atenção da criançada. Quando a capoeira precisou passar de luta marcial a dança para poder continuar sendo praticada, foi o berimbau o responsável por marcar seu ritmo, assim sendo até os dias de hoje.

o que e berimbau tricurioso

Porém, se pararmos para analisar bem o aspecto histórico do instrumento, é preciso relembrar que pinturas antigas demonstram que homens da época das cavernas já utilizavam arcos com cordas para emitir sons, sendo este um dos primeiros instrumentos da história. Existem pinturas em cavernas no sudeste da França que comprovam este fato, assim marcando a origem do arco musical há quinze ou vinte mil anos atrás, marcando presença em festividades mesopotâmicas, egípcias, persas, fenícias e de diversos outros povos.

Interessante, não é mesmo? Comente!