Hoje comprei um abajur e percebi como este nome lembra a língua francesa. A pronúncia me pareceu muito ter essa origem e fiquei curiosa para descobrir se meu chute estava correto. Vamos descobrir?

Parece que escrever no TriCurioso está me deixando mais esperta! Hehe. Tudo começou durante o século XVI no centro de Paris (que fica onde? NA FRANÇA!), mais especificamente em suas ruas onde a invenção apareceu publicamente pela primeira vez. Abajur vem do francês abat-jour que significa abaixar a luz ou ainda quebrar a luz. O primeiro abajur utilizado em um quarto surgiu em 1895 através de uma técnica de envolver peça de vidro em fita de cobre, assim cobrindo a peça com tecido decorativo, tornando-se uma peça para enfeitar o ambiente.

quem inventou abajur tricurioso 2

Uma curiosidade interessante é que as primeiras luminárias de rua de Milão fora financiadas por receita da Loto em 1784 e seguiam justamente este conceito de abajur. Elas eram formadas por uma lâmpada de petróleo e possuíam um semi-esférico refletor acima da chama que projetava a luz para baixo enquanto outro refletor côncavo que ficava próximo da chama direcionava a luz. Infelizmente, não há um nome a quem atribuir o invento do abajur.

Hoje esta virou uma peça de necessidade em qualquer casa, seja para ler um livro durante a noite ou para chegar até a porta do quarto sem perder nenhuma parte do dedo mindinho na ponta da cama. De qualquer forma, é interessante conhecer a origem deste útil objeto, não é mesmo? Comente!