Saúde

Como devo limpar o ouvido?

Como devo limpar o ouvido?

Esta é uma duvida constante, afinal todos dizem que limpar o ouvido com o vulgo cotonete é extremamente errado e pode prejudicar sua audição. Mas então, como devo fazer? O TriCurioso hoje irá dar algumas dicas importantes para que mantenha sua higiene em dia! Vamos lá?

Caneca para Presente

Dica 01: Utilize algo macio e suave

Não é bom ficar colocando coisas dentro do ouvido, principalmente se forem pontiagudas. Para limpar com eficiência e segurança, utilize algo macio como um tecido, o canto da toalha ou até mesmo um disco de algodão levemente molhado. Faça isso através de um movimento gentil e suave, assim retirando o excesso da sujeira acumulada.

Dica 02: Previna a sujeira e infecções também

Para não ter problemas em seu ouvido, procure sempre utilizar proteção através de tampões quando visitar praias, cachoeiras ou piscinas, assim evitando que a água suja entre em seus orificios. Além disso, mantenha seu nariz sempre limpo. Sim, eu escrevi certo. As vias nasais estão diretamente ligadas ao ouvido e o acúmulo de catarro pode causar infecção por lá, sabia?

Dica 03: Cotonete? Somente do lado de fora, nas dobrinhas da orelha

Comprou uma caixinha inteira de cotonete e não quer desperdiçar? Então a utilize para limpar as dobrinhas que sua orelha possui, afinal elas também guardam bastante sujeira. Também vale limpar atrás da orelha com eles, deixando tudo bem limpo.

Caneca para Presente

Dica 04: 2 gotas de óleo de amêndoa

Está sentindo que possui muita cera acumulada? Você pode pingar duas gotinhas de óleo de amêndoa no ouvido para amolecê-la, após bata jogar um pouco de soro fisiológico e virar lentamente a cabeça, assim esperando o líquido escorrer totalmente juntamente com a sujeira acumulada e evitando qualquer chance de infecção.

Dica 05: Cerumin

Este é um medicamento que amolece a cera, caso você deseje algo mais oficial do que óleo de amêndoa, pode ser uma boa opção. Porém, convém perguntar sobre o mesmo ao seu otorrinolaringologista primeiro para saber qual quantia e como deve usar, ok?

Espero que as dicas tenham ajudado! 🙂

Você também pode gostar de