Se você já assistiu a série de televisão “Bones”, provavelmente deve achar que um antropólogo é alguém que estuda os restos de pessoas mortas para ajudar a resolver crimes. Bem, tecnicamente essa é uma função mais específica, geralmente designada a um antropólogo forense, que apresenta características diferentes do antropólogo “normal”. Mas afinal, o que faz esse profissional?

Um antropólogo é um cientista que pesquisa e estuda aspectos sócio-históricos, arqueológicos, linguísticos e biológicos da humanidade, especialmente quando se aplicam ao desenvolvimento do homem moderno. Ao decifrar e analisar artefatos, línguas antigas e culturas passadas, os antropólogos adquirem uma melhor compreensão de como as civilizações e os comportamentos modernos surgiram. As teorias que envolvem os estudos antropológicos são então aplicadas a políticas sociais, problemas públicos, protocolos governamentais e até mesmo na solução de crimes, como citado no primeiro parágrafo.

É exatamente essa versatilidade do estudo das origens e do comportamento humano que faz com que um antropólogo tenha a capacidade de estudar uma incrível variedade de temas. Para se ter uma ideia, esse tipo de profissional pode descobrir, através de estudos, informações à respeito de uma certa cultura, como a origem da sua língua, ou até mesmo questões mais comportamentais, como a razão que leva alguns donos de animais a entrar em uma casa em chamas para salvar seu gato enquanto o seu filho espera no carro. Basicamente, tudo o que está relacionado à linguagem humana, cultura, sociedade, restos materiais, biologia, comportamento dos primatas e até mesmo os nossos próprios hábitos cotidianos pode ser estudado por esses profissionais.

o que faz um antropologo 1

A antropologia forense é um dos braços mais conhecidos da antropologia.

Como você deve ter notado, a antropologia é um campo de estudo humano muito complexo. De fato, se você perguntar a qualquer antropólogo sobre a sua função, ele provavelmente encontrará uma certa dificuldade em dar uma resposta direta. Talvez a melhor definição desse campo tenha sido articulada pelo antropólogo Alfred L. Kroeber (1876-1960), que disse: “a antropologia é a mais humanista das ciências e a mais científica das humanidades”.

 

Os antropólogos trabalham em praticamente todos os ambientes e cenários possíveis. Eles podem ser encontrados trabalhando em grandes corporações ou até mesmo em sítios arqueológicos subaquáticos. Arqueólogos, por exemplo, podem viajar ao redor do mundo para descobrir artefatos que contribuem para as suas pesquisas. Os antropólogos do campo biológico também costumam viajar por longas jornadas para estudar os primatas em seus ambientes naturais.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!