O hidrante é uma estrutura hidráulica geralmente localizada em locais abertos que permite que os bombeiros tenham acesso à água diretamente de uma fonte previamente conectada. Graças ao hidrante, o acesso à água é facilitado, o que pode levar a um controle mais rápido de um determinado incêndio. Mas apesar de ser relativamente comum no nosso cotidiano, esse dispositivo tem uma origem muito pouca conhecida, e é exatamente isso o que vamos abordar ao longo desse post.

Antes da invenção dos hidrantes, os bombeiros usavam baldes específicos ou bombeavam água fisicamente da fonte para apagar os incêndios. O problema era que isso costumava ser muito cansativo para os bombeiros. Além disso, esse também era um processo muito lento, o que fazia com que os incêndios se alastrassem mais facilmente. Por volta de 1801, o engenheiro hidráulico Frederick Graff surgiu como o primeiro tipo de hidrante na Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia. O hidrante que ele projetou foi descrito como sendo de um projeto de “barril úmido”, que era composto por uma torneira com uma válvula na parte de cima.

quem inventou o hidrante 1

Antigos modelos de hidrantes.

No entanto, é importante destacar que existe uma certa controvérsia sobre a primeira pessoa a desenvolver os hidrantes. Apesar de muitos registros apontarem para o fato de que Frederick Graff teria sido a primeira pessoa a desenvolver tal sistema, muita gente acredita que o verdadeiro inventor do hidrante nunca foi conhecido pelo grande público.

Como se isso já não fosse confuso o bastante, o inventor do hidrante moderno também não pode ser rastreado com total clareza por causa dos vários desenvolvimentos e modernizações que se seguiram ao longo da história do dispositivo. De fato, o inventor americano Birdsill Holly é muitas vezes considerado o inventor do hidrante moderno por causa do registro de uma bomba hidráulica rotativa em seu nome. No entanto, alguns historiadores acreditam que as patentes relacionadas à invenção do hidrante na Filadélfia podem ter sido destruídas em um incêndio que destruiu o prédio que as abrigava, o que seria algo extremamente irônico.

quem inventou o hidrante 2

Bombeiro usando um hidrante.

Independente de tudo isso, uma coisa é certa: o hidrante já contribuiu e continua ajudando bombeiros de todo mundo a apagar incêndios que seriam difíceis de controlar em épocas anteriores. Por isso, é importante preservá-los no espaço público para que eles possam funcionar da maneira adequada quando a necessidade surgir.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!