A linhaça é a semente do linho, uma planta que acredita-se ter origens asiáticas. Por causa do seu alto valor nutritivo, a linhaça tem ganhado espaço entre os adeptos de uma alimentação saudável, já que sua composição agrega altas quantidades de fibras, ácidos graxos e proteínas. Além disso, essa semente promove a extração de um óleo que é muito usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação. Que tal conhecer os benefícios que a linhaça pode trazer para a sua saúde?

Auxilia na perda de peso

A sua excelente quantidade de fibras faz da linhaça um ótimo alimento para as pessoas que buscam controlar o seu peso. Além disso, os nutrientes das sementes promovem a melhora da função celular, o que pode ajudar grandemente na queima de gordura. Também é importante destacar que a linhaça estimula o metabolismo, facilitando ainda mais a perda de peso.

quais sao os beneficios da linhaca para a saude 1

Previne doenças cardíacas

A linhaça contém grandes quantidades de ômega-3, que tem sido associado à melhora da saúde cardíaca através da redução do colesterol LDL (ruim) e a melhora dos níveis do colesterol HDL (bom). Além disso, o consumo de ômega-3 também ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos na corrente sanguínea, melhorando ainda mais a saúde do seu coração.

É boa para a pele

A linhaça fornece uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais, assim como vitaminas do complexo B, que podem ajudar a reduzir o ressecamento e a descamação da pele, deixando-a suave e hidratada. Vale destacar que as propriedades anti-inflamatórias das sementes de linhaça também podem tratar a inflamação da pele, enquanto que os seus poderosos antioxidantes ajudam a combater os efeitos nocivos dos radicais livres, que são os causadores do envelhecimento precoce.

quais sao os beneficios da linhaca para a saude 2

Fortalece os cabelos

O cabelo frágil é frequentemente atribuído à falta de ácidos graxos ômega-3 na dieta. Por ser rica desses compostos, a semente de linhaça pode ajudar a fortalecer o cabelo e combater a sua queda. Ela também pode ajudar a prevenir uma condição chamada alopecia cicatricial, que é uma condição que pode levar à perda permanente de cabelo e que é causada por inflamações.

Promove a saúde das mulheres que sofrem com a menopausa

Os fitoestrógenos encontrados nessas sementes são conhecidos pela sua capacidade em trazer benefícios para a saúde das mulheres que estão atualmente passando pela fase da menopausa. Essa condição tem um efeito fundamentalmente negativo na produção de estrogênio no organismo, o que a associa com as “ondas de calor” que podem ser muito desconfortáveis. O consumo regular da linhaça pode ajudar a reduzir esses efeitos, principalmente se estiver acompanhada de outros alimentos saudáveis.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!