Ao pesquisar sobre como os urubus podem comer carne podre descobri diversas curiosidades bizarras e muito interessantes sobre esses animais tão sinistros e diferentes. Por isso, decidi fazer uma matéria especialmente para isso. Vamos lá?

Urubus sentem calor?

É claro que sim, todos os animais sentem e com os urubus não seria diferente. Porém, eles não têm glândulas sudoríparas para dissipar essa terrível sensação. Para se refrescar, esta ave tem um nojento habito: eles defecam e urinam em suas pernas para se refrescar, além disso o mau cheiro também afasta possíveis predadores. Para passar o calor, eles também abrem o bico até se sentirem refrescados.

Por que eles não possuem penas no pescoço e cabeça?

Essa é simples. Eles se alimentam, de carne podre, não é verdade? Se tivessem penas nestas regiões, acabariam carregando todos os micro-organismos e bactérias de sua alimentação consigo, assim tornando as penas um ponto de contaminação seríssimo. Logo, não ter penas é uma espécie de proteção.

curiosidades urubus tricurioso

Já percebeu que eles andam engraçado?

O andar do urubu é bem engraçadinho e isso se deve a sua anatomia. Seus pés são chatos, eles não possuem garras para caçar. Além disso, eles não possuem a capacidade de caminhar como as outras aves através de pequenos e curtos pulinhos, isso faz com que eles se desloquem desse jeito engraçadinho.

Preguiçosos ou inteligentes?

Para economizar energia, é comum ver os urubus planando nas correntes de ar, eles podem fazer isso por horas! Para isso, a ave utiliza movimentos acendentes em espiral em largos círculos, assim podendo voar por muuuiuto tempo em busca de comida. Além disso, caso se sintam ameaçados quando estão em solo, os urubus tendem a regurgitar para perder peso e voar mais alto rapidamente.

curiosidades urubus tricurioso 1

Urubus brasileiros: Hierarquia rígida

No Brasil existem cinco espécies de urubus e eles possuem uma hierarquia muito severa a ser seguida. O urubu-de-cabeça-vermelha e o urubu-de-cabeça-amarela possuem o olfato mais apurado, assim encontrando primeiro a comida. Porém, quem come primeiro é sempre o urubu-rei já que possui o bico mais forte, capaz de rasgar a carcaça com mais facilidade. Então, enquanto ele come, o urubu-de-cabeça-preta e os demais ficam afastados da comida até ele terminar.

E sua reprodução?

Os urubus colocam seus ovos durante a primavera e diferente das outras aves, eles não constroem ninhos em plantas. As urubus fêmeas colocam seus ovos entre rochas escondidas, árvores ocas e até mesmo paredões rochosos. São dois ou três ovos por vez que levam de 49 a 56 dias para serem chocados.

Animais interessantes, não é mesmo? Comente!