Aqui em minha cidade um urubu tem feito sucesso, isso porque ele passa seus dias sentado na Casa de Cultura daqui que fica bem no centro, atraindo a atenção de quem passa. Olhando para ele acabei ficando curiosa, afinal todos sabemos como este curioso animal se alimenta. Afinal, como os urubus podem comer carne podre?

Então, apesar dos diversos estudos os cientistas ainda não sabem dizer com precisão o que ocorre nos corpos destes animais. Porém, segundo essas pesquisas, é possível afirmar que o sistema imunológico dos urubus é muito forte e seu suco gástrico é extremamente potente, assim protegendo seu corpo.

O suco gástrico dos urubus é capaz de neutralizar as toxinas que se reproduzem na carne em estado de apodrecimento, assim fazendo com que eles possam se alimentar deste tipo de carne tranquilamente sem passar mal. Além disso, seus anticorpos são extremamente poderosos, fazendo-os ser imune as diversas doenças que poderiam ser causadas em função da ingestão de carne podre.

como urubus comem carne podre tricurioso

Mas por que urubus comem carne podre?

Não é que eles prefiram o sabor da carne podre, o problema deles é anatômico. Eles são incapazes de caçar em função de suas garras que não conseguem desempenhar este papel. Logo, eles só conseguem se alimentar das carcaças dos animais. Porém, por mais que isso pegue mal para a reputação desta ave sinistra, seu papel no ciclo natural é extremamente importante. É ele quem ‘limpa’ os ambientes, afinal um corpo levaria muito mais tempo para desaparecer através do processo de decomposição.

Os urubus são animais extremamente interessantes, eles tem um olfato extremamente apurado assim como sua visão, vendo um pequeno animal a 3 metros de altura. Porém, diferente das outras aves, eles são incapazes de cantar já que não possuem siringe, o órgão vocal das aves. O único som por eles emitido é o chamado crocitar que é considerado bem sinistro.

Interessante, não é mesmo? Comente!