Há alguns dias falamos sobre a origem da expressão Tche que é muito comum aqui no Rio Grande do Sul. Porém, existe outra expressão que sempre me deixou muito curiosa, esta é tradicional do povo mineiro e goiano… Afinal, qual a origem da expressão ‘Uai’?

Uai é uma expressão muito utilizada para expressar espanto, surpresa e até mesmo impaciência. Sobre sua origem, existem duas teorias, porém infelizmente os historiadores não sabem dizer com certeza qual seria a correta. A primeira remonta o tempo da Inconfidência Mineira. Nesta época, para que pudessem se proteger da polícia imperial, os chamados inconfidentes utilizavam algo como senhas para ter certeza de que aquele que estava tentando entrar nas reuniões realmente fazia parte do movimento. Para isso, o individuo deveria bater três vezes na porta e dizer ‘Uai’ que significa ‘União, Amor e Independência’. Então, acredita-se que talvez este termo tenha sido incorporado ao dialeto local.

origem uai tricurioso 1

A segunda teoria volta a 1824 quando uma empresa britânica trouxe sua filial para Minas Gerais. Seu nome era Imperial Brazilian Mining Association e ela ficou quase três décadas explorando ouro local, assim trazendo consigo tanto a língua inglesa quanto diversos costumes e cultura da terra da rainha. Logo, Uai seria uma versão nacional da palavra ‘Why’ que significa ‘Por que?’ em inglês. O som/fonética é idêntico e o sentido é bastante semelhante, mudando apenas a grafia.

E ai, em quem você acredita? Comente!