Curiosidades

16 fatos curiosos sobre o dinheiro

16 fatos curiosos sobre o dinheiro

Será que existe algo mais desejado no mundo do que o dinheiro? Desde a sua invenção, o dinheiro permitiu uma troca muito mais fácil de bens e serviços entre a população, sendo o principal pilar do desenvolvimento econômico que o mundo passou a apresentar. As 16 curiosidades a seguir, mostram um pouco da história do dinheiro na sociedade, além de alguns dados estatísticos que você provavelmente desconhecia. Confira:

1. Ao longo da história, pessoas de várias culturas diferentes já chegaram a usar muitas formas de dinheiro, incluindo sabão, grãos de cacau, pelos de cauda de elefante, elefantes inteiros, penas, garras de pássaros e até mesmo dentes de urso!

2. Gado foi provavelmente a primeira coisa que serviu como forma de trocar e negociar mercadorias.

3. Os romanos foram os primeiros a carimbar a imagem de uma pessoa viva em uma moeda. Após vencer uma guerra, o então imperador Júlio César decidiu colocar o seu retrato nas moedas, por volta de 44 aC.

4. Curiosamente, os primeiros romanos usavam o sal como dinheiro. De fato, o termo “salário” vem da palavra “sal”.

5. As primeiras moedas com seu valor impresso foram criadas por volta de 600 aC na antiga Lídia (que corresponde à atual Turquia). As moedas eram feitas de “electro”, que é basicamente uma liga de ouro e prata.

6. Os sumérios na antiga Mesopotâmia (território hoje correspondente ao Iraque) foram os primeiros a usar lingotes, a primeira forma de dinheiro de metal. O valor dos lingotes era equivalente ao seu peso.

7. A nota de 100 dólares é a cédula mais falsificada em todo o mundo.

8. A primeira falsificação de dinheiro que se tem informações ocorreu por volta de 540 aC, quando o tirano Polícrates de Samos usou moedas de ouro falsas para pagar uma dívida que devia a Esparta.

9. Basicamente, os governos podem obter dinheiro de três maneiras: cobrando impostos, emprestando com juros e imprimindo mais cédulas. No entanto, essa última é inviável na prática, já que causa inflação e pode jogar o país em um verdadeiro caos econômico.

10. O pior caso de inflação na história foi registrado na Hungria em junho de 1946, quando 460 trilhões de pengos (moeda húngara na época) correspondiam ao mesmo valor de 1 dólar americano.

11. Os islandeses usam cartões de crédito e de débito mais do que qualquer outro povo no mundo. Para se ter ideia, cerca de 70%  de todas as transações comerciais realizadas na Islândia são feitas com o “dinheiro de plástico”.

12. Se uma pessoa tivesse 10 bilhões de notas de 1 dólar à sua disposição e resolvesse gastar uma a cada segundo, levaria 317 anos para gastar todo o dinheiro.

13. Mais de 170 moedas diferentes são usadas em todo o mundo nos dias atuais.

14. A rainha Elizabeth II do Reino Unido detém o recorde de aparecer em mais moedas do que qualquer outra pessoa no mundo. Seu retrato já apareceu na moeda de mais de 30 países diferentes.

15. Os chineses inventaram as cédulas de papel no século IX. Curiosamente, seu nome original era traduzido como “dinheiro voador”, pois ele poderia ser facilmente levado pelo vento.

16. Apenas 8% de todo o dinheiro do mundo está na forma de notas ou moedas. Os outros 92% são apenas dados armazenados digitalmente nos computadores dos bancos.

Curiosidades interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: