Será que existe algo mais desejado no mundo do que o dinheiro? Desde a sua invenção, o dinheiro permitiu uma troca muito mais fácil de bens e serviços entre a população, sendo o principal pilar do desenvolvimento econômico que o mundo passou a apresentar. As 16 curiosidades a seguir, mostram um pouco da história do dinheiro na sociedade, além de alguns dados estatísticos que você provavelmente desconhecia. Confira:

1. Ao longo da história, pessoas de várias culturas diferentes já chegaram a usar muitas formas de dinheiro, incluindo sabão, grãos de cacau, pelos de cauda de elefante, elefantes inteiros, penas, garras de pássaros e até mesmo dentes de urso!

2. Gado foi provavelmente a primeira coisa que serviu como forma de trocar e negociar mercadorias.

3. Os romanos foram os primeiros a carimbar a imagem de uma pessoa viva em uma moeda. Após vencer uma guerra, o então imperador Júlio César decidiu colocar o seu retrato nas moedas, por volta de 44 aC.

fatos curiosos sobre o dinheiro 1

4. Curiosamente, os primeiros romanos usavam o sal como dinheiro. De fato, o termo “salário” vem da palavra “sal”.

5. As primeiras moedas com seu valor impresso foram criadas por volta de 600 aC na antiga Lídia (que corresponde à atual Turquia). As moedas eram feitas de “electro”, que é basicamente uma liga de ouro e prata.

6. Os sumérios na antiga Mesopotâmia (território hoje correspondente ao Iraque) foram os primeiros a usar lingotes, a primeira forma de dinheiro de metal. O valor dos lingotes era equivalente ao seu peso.

7. A nota de 100 dólares é a cédula mais falsificada em todo o mundo.

fatos curiosos sobre o dinheiro 2

8. A primeira falsificação de dinheiro que se tem informações ocorreu por volta de 540 aC, quando o tirano Polícrates de Samos usou moedas de ouro falsas para pagar uma dívida que devia a Esparta.

9. Basicamente, os governos podem obter dinheiro de três maneiras: cobrando impostos, emprestando com juros e imprimindo mais cédulas. No entanto, essa última é inviável na prática, já que causa inflação e pode jogar o país em um verdadeiro caos econômico.

10. O pior caso de inflação na história foi registrado na Hungria em junho de 1946, quando 460 trilhões de pengos (moeda húngara na época) correspondiam ao mesmo valor de 1 dólar americano.

11. Os islandeses usam cartões de crédito e de débito mais do que qualquer outro povo no mundo. Para se ter ideia, cerca de 70%  de todas as transações comerciais realizadas na Islândia são feitas com o “dinheiro de plástico”.

fatos curiosos sobre o dinheiro 3

12. Se uma pessoa tivesse 10 bilhões de notas de 1 dólar à sua disposição e resolvesse gastar uma a cada segundo, levaria 317 anos para gastar todo o dinheiro.

13. Mais de 170 moedas diferentes são usadas em todo o mundo nos dias atuais.

14. A rainha Elizabeth II do Reino Unido detém o recorde de aparecer em mais moedas do que qualquer outra pessoa no mundo. Seu retrato já apareceu na moeda de mais de 30 países diferentes.

fatos curiosos sobre o dinheiro 4

15. Os chineses inventaram as cédulas de papel no século IX. Curiosamente, seu nome original era traduzido como “dinheiro voador”, pois ele poderia ser facilmente levado pelo vento.

16. Apenas 8% de todo o dinheiro do mundo está na forma de notas ou moedas. Os outros 92% são apenas dados armazenados digitalmente nos computadores dos bancos.

Curiosidades interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!