O futebol é o esporte mais popular do mundo e toda essa popularidade originou um número absurdo de competições que são disputadas nos estádios mundo afora. Mas você saberia dizer qual é o torneio de futebol mais antigo do mundo? De fato, esse campeonato é tão antigo que talvez nem a sua bisavó era viva quando ele surgiu.

O título de competição oficial de futebol mais antiga do mundo vai para a “FA Cup”, popularmente conhecida no Brasil como “Copa da Inglaterra”. A FA Cup é um torneio que segue os moldes de uma “copa nacional” e é organizada pela “Football Association”, a entidade máxima que controla o futebol na Inglaterra. Um torneio feminino simultâneo também é jogado, que é conhecido como FA Women’s Cup.

qual e o torneio de futebol mais antigo do mundo 1

Final da Copa da Inglaterra de 1897 entre Aston Villa e Everton.

A FA Cup foi realizada pela primeira vez em 1871-72, ou seja, esse campeonato tem mais de 147 anos de história! Outro fato curioso é que o campeonato é aberto para todos os times que competem nas ligas do sistema de futebol da Inglaterra, ou seja, praticamente qualquer equipe pode participar, desde os maiores clubes da Inglaterra e do País de Gales até as equipes amadoras. Por causa disso, o torneio conta todos os anos com um número absurdo de equipes, alcançando 737 participantes na edição atual.

De fato, o torneio é conhecido pela possibilidade do acontecimento de grandes “zebras”, pois alguns times das divisões inferiores acabam se tornando “assassinos de gigantes” ao eliminar os principais clubes do país no meio do caminho, sendo que algumas vezes eles até chegam a ganhar a copa. Ainda que na maioria dos casos as equipes das divisões inferiores raramente progridam além dos estágios iniciais, essa “mistura de realidades” certamente contribui para um campeonato interessante, já que todo mundo que acompanha o futebol sabe que esse esporte pode ser altamente imprevisível.

qual e o torneio de futebol mais antigo do mundo 2

O título do Ipswich sobre o Arsenal em 1978 é considerado uma das maiores “zebras” da FA Cup.

Mas vale lembrar que raramente as equipes semi-amadoras e os clubes gigantes se encontram logo nas primeiras fases, pois as rodadas de qualificação e o próprio sistema do torneio praticamente anulam a chance disso ocorrer.

A final da FA Cup está sendo realizada anualmente no lendário Estádio de Wembley desde 2007. O primeiro campeão do torneio foi o Wanderers Football Club, que hoje é um clube amador com sede em Battersea, um bairro de Londres. O Arsenal é a equipe com o maior número de títulos: 13 no total.

Isso que é um campeonato duradouro, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!