Muitas vezes, tudo o que precisamos para relaxar em um dia estressante é um simples banho. O problema é que isso pode muitas vezes se transformar em uma experiência incômoda depois que o chuveiro é desligado, já que o nosso corpo tende a apresentar uma sensação de frio impressionante. Mas afinal, por que isso acontece?

Basicamente, isso acontece por causa da evaporação. Assim que você sai do chuveiro e pisa fora do tapete de banho, as gotas de água que ficam acumuladas na sua pele começam a evaporar. No entanto, para transformar em gás, essas gotas de água precisam de uma “ajudinha extra”, que nesse caso seria a energia térmica. A água geralmente adquire essa energia ao minar o calor do ambiente, sendo que, no caso do banho, a água que evapora absorve a energia térmica proveniente do seu corpo. O resultado disso tudo é que a água que fica acumulada no seu corpo acaba esfriando, de modo que o nosso próprio corpo acaba esfriando como consequência. Em outras palavras, a evaporação também acaba absorvendo o calor proveniente da sua pele, o que faz com que você trema de frio depois de um banho tão relaxante.

por que sentimos frio quando saimos do banho 1

Esse processo físico, conhecido como “resfriamento evaporativo”, pode ser muito irritante (principalmente quando você toma um banho no inverno), mas é biologicamente útil durante os dias que apresentam um verão sufocante. Isso porque ele é o que faz o suor (o mecanismo de resfriamento do seu corpo) funcionar adequadamente.

Além dos efeitos do resfriamento evaporativo, existe um fator relacionado ao ambiente que pode lhe deixar com frio após um banho. A região por trás da cortina de banho aprisiona muito vapor de água, mantendo o ar no chuveiro úmido e quente. No entanto, o ar fora da cortina não é tão úmido, de modo que quando você sai do chuveiro, você entra em um ambiente naturalmente preparado para fazer a água em sua pele evaporar rapidamente. Isso, juntamento com o fato de que a água morna evapora mais rápido, tem a capacidade de fazer com que o seu banheiro se pareça com uma grande geladeira.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!