A caneca é, definitivamente, meu objeto de cozinha favorito. Nos seus mais diversos formatos, cores e estampas, ela abrilhanta o ambiente e ainda mantém nosso delicioso café quentinho e saboroso. Porém, você sabe quem criou essa maravilha? É o que iremos descobrir!

Então, como descobrimos há algum tempo, o chá foi criado no oriente. Porém, neste período ele era servido em potes redondos e não possuíam alças. Inclusive, estes frascos eram úteis para o mestre da cerimônia saber se estava servindo um líquido muito quente ou não já que, se estivesse na temperatura ideal, a ponta de seus dedos não queimaria em contato com a porcelana. Quando a bebida chegou a Europa, fez tremendo sucesso e era consumida exclusivamente pelos nobres já que era um produto bastante caro. Além do chá, eles também importavam louça da China.

quem criou caneca tricurioso 1

Porcelanas Wedgwood

Com a popularização do chá entre os mais afortunados, iniciou-se o costume de servir a bebida quente em copos de prata, porém um problema se apresentou: o metal ficava quente muito rapidamente, o que queimava os dedos de quem bebia o líquido. Foi ai que o inglês Robert Adam, arquiteto, entrou em cena ao sugerir que seu amigo Josiah Wedgwood, ceramista, colocasse uma espécie de alça em suas tigelas e copos. Então, em 1750, nascia a primeira caneca. Wedgwood então fundou em 1759 uma fábrica que até hoje é referência na criação de porcelanas e, apesar da invenção ser até hoje creditada aos ingleses, existem historiadores que afirmam que os gregos já tinham xícaras dois mil anos antes da ideia de Adam. Isso além dos povos pré-colombianos da América que também teriam tigelas com alças.

E agora, quem seria o inventor da maravilhosa caneca? Comente!