Curiosidades

Conheça o incrível museu subaquático da Ilha de Lanzarote

A Ilha de Lanzarote, pertencente ao arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha, abriga o primeiro primeiro museu completamente subaquático da Europa. O museu fica localizado bem na costa de Lanzarote, mais especificamente a uma profundidade de 12 a 14 metros. O museu apresenta as obras do artista britânico Jason DeCaires Taylor, que já havia criado obras semelhantes em países como México e Granada.

As esculturas em exibição no museu subaquático incluem várias figuras que representam pessoas fazendo atividades cotidianas, como passear, usar telefones celulares e até mesmo tirar fotos e selfies. Outra instalação intitulada “a jangada de Lampedusa” mostra um barco com pessoas que esperam desesperadamente por tratamento e ajuda, representando a atual crise de refugiados que vários países estão enfrentando. Curiosamente, as esculturas subaquáticas também acabam atraindo e promovendo o crescimento da vida vegetal e animal na região, simbolizando a relação simbiótica que os humanos têm com a natureza.

“Quanto mais tempo eles ficarem submersos, mais camadas de cálcio começarão a se formar, então eles começarão a ficar cada vez mais irreconhecíveis com o tempo”, disse Taylor em entrevista. “Essa é uma das razões pelas quais eu gosto de criar uma imagem simples de uma figura humana, pois eu sei o quanto um corpo humano desfigurado ainda pode ter partes reconhecidas como características pelas quais podemos relacionar.”

Muitos animais marinhos costumam procurar abrigo para se proteger dos ataques de predadores. Dessa forma, eles naturalmente acabam indo em direção a objetos submersos. Como mergulhador, Jason Taylor sabe que colocar qualquer objeto embaixo d’água fará com que ele seja rapidamente colonizado, por isso ele e os membros de sua equipe só escolhem locais que sejam seguros tanto para os visitantes quanto para a vida marinha. De fato, muitas vezes ele posiciona as esculturas com um leve desvio das áreas que apresentam características estruturais mais frágeis e perigosas.

O post ainda não terminou... Mas que tal descobrir se o refrigerante DR PEPPER é bom em nosso último vídeo?

Clique aqui para assistir no YouTube



As esculturas são feitas de um tipo especial de cimento que foi projetado para durar centenas de anos. Segundo o próprio Jason Taylor, é preciso evitar o uso de metais, pois eles são naturalmente corrosivos e poluem o meio ambiente muito rapidamente. As excursões diárias de mergulho para visitar o museu subaquático contam com vários valores, começando com um preço inicial de 49 euros.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de