A Ilha de Lanzarote, pertencente ao arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha, abriga o primeiro primeiro museu completamente subaquático da Europa. O museu fica localizado bem na costa de Lanzarote, mais especificamente a uma profundidade de 12 a 14 metros. O museu apresenta as obras do artista britânico Jason DeCaires Taylor, que já havia criado obras semelhantes em países como México e Granada.

As esculturas em exibição no museu subaquático incluem várias figuras que representam pessoas fazendo atividades cotidianas, como passear, usar telefones celulares e até mesmo tirar fotos e selfies. Outra instalação intitulada “a jangada de Lampedusa” mostra um barco com pessoas que esperam desesperadamente por tratamento e ajuda, representando a atual crise de refugiados que vários países estão enfrentando. Curiosamente, as esculturas subaquáticas também acabam atraindo e promovendo o crescimento da vida vegetal e animal na região, simbolizando a relação simbiótica que os humanos têm com a natureza.

conheca o incrivel museu subaquatico da ilha de lanzarote 1

“Quanto mais tempo eles ficarem submersos, mais camadas de cálcio começarão a se formar, então eles começarão a ficar cada vez mais irreconhecíveis com o tempo”, disse Taylor em entrevista. “Essa é uma das razões pelas quais eu gosto de criar uma imagem simples de uma figura humana, pois eu sei o quanto um corpo humano desfigurado ainda pode ter partes reconhecidas como características pelas quais podemos relacionar.”

conheca o incrivel museu subaquatico da ilha de lanzarote 2

Muitos animais marinhos costumam procurar abrigo para se proteger dos ataques de predadores. Dessa forma, eles naturalmente acabam indo em direção a objetos submersos. Como mergulhador, Jason Taylor sabe que colocar qualquer objeto embaixo d’água fará com que ele seja rapidamente colonizado, por isso ele e os membros de sua equipe só escolhem locais que sejam seguros tanto para os visitantes quanto para a vida marinha. De fato, muitas vezes ele posiciona as esculturas com um leve desvio das áreas que apresentam características estruturais mais frágeis e perigosas.

conheca o incrivel museu subaquatico da ilha de lanzarote 3

As esculturas são feitas de um tipo especial de cimento que foi projetado para durar centenas de anos. Segundo o próprio Jason Taylor, é preciso evitar o uso de metais, pois eles são naturalmente corrosivos e poluem o meio ambiente muito rapidamente. As excursões diárias de mergulho para visitar o museu subaquático contam com vários valores, começando com um preço inicial de 49 euros.

conheca o incrivel museu subaquatico da ilha de lanzarote 4

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!