A jabuticaba é uma fruta tropical de sabor adocicado que curiosamente cresce no próprio tronco da árvore da qual é extraída. Muitos estudiosos sugerem que a jabuticaba é originária do território brasileiro, mais especificamente na região que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Por incrível que pareça, a jabuticabeira pode brotar frutos de duas a três vezes por ano. De fato, se a árvore for sempre bem cuidada, ela pode produzir frutos quase durante o ano todo! Que tal conhecer agora alguns dos benefícios dessa joia das terras brasileiras?

Possui propriedades anti-inflamatórias

A grande quantidade de antioxidantes presentes na jabuticaba promove fortes efeitos anti-inflamatórios. Ao desfrutar de uma dieta rica em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, você ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como a artrite, que costuma ser bastante dolorosa e afeta drasticamente a qualidade de vida em geral.

quais sao os beneficios da jabuticaba para a saude 1

Previne o envelhecimento precoce

Os antioxidante presentes na jabuticaba também podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento. Isso acontece porque os antioxidantes ajudam a neutralizar os fatores externos que assolam a pele através de manchas e linhas finas. Por isso, o consumo regular dessa fruta pode ajudar a garantir a integridade da sua pele por muito mais tempo.

Possui propriedades potencialmente anticancerígenas

A jabuticaba contém boas quantidades dos chamados “compostos antineoplásicos”, dos quais se destacam as antocianinas, que acredita-se ter a capacidade de inibir o surgimento, desenvolvimento e a disseminação de células potencialmente cancerígenas. Além disso, por ser rica em antioxidantes, a jabuticaba também acaba ajudando a prevenir o desenvolvimento do câncer ao eliminar os efeitos dos radicais livres no corpo.

quais sao os beneficios da jabuticaba para a saude 2

Promove uma desintoxicação natural do corpo

A jabuticaba é ótima para o fígado, pois ajuda a aliviar o estresse sofrido por esse órgão ao auxiliar na filtragem das toxinas, ao mesmo tempo em que nutre o corpo com vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Desse modo, o consumo regular da fruta pode ajudar a manter o seu corpo livre de toxinas potencialmente causadoras de várias doenças.

E você, gosta de consumir essa fruta com regularidade? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!