Quando falamos em cemitério, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é a ideia de um lugar relativamente triste, sombrio e que serve como um ótimo cenário para vários filmes de suspense ou terror. De fato, esse tipo de pensamento está tão enraizado na nossa mente que, mesmo sabendo que praticamente todos nós iremos para lá algum dia, muita gente nem sequer gosta de falar nesse lugar. Mas você sabia que existem cemitérios coloridos em locais onde a morte costuma ser celebrada como algo bom? Pois bem, hoje você irá conhecer um bom exemplo disso em um país bem peculiar: a Guatemala.

Na cultura da Guatemala, assim como outros países da América Central, a vida após a morte costuma ser muito celebrada, de modo que esse aspecto cultural pode ser facilmente notado nos cemitérios. Espalhados por toda a Guatemala, principalmente no interior do país, existem cemitérios que exibem lápides pintadas da maneira mais colorida e chamativa possível.

conheca os curiosos cemiterios coloridos da guatemala 1

Amigos e familiares costumam pintar as sepulturas usando a cor favorita dos que partiram, como uma forma de honrar, homenagear e recordar as boas lembranças dos falecidos. Curiosamente, alguns desses cemitérios, como os dos departamentos de Sololá, Chichicastenango e Xela (Quetzaltenango), acabaram se tornando atrações turísticas.

conheca os curiosos cemiterios coloridos da guatemala 2

Durante o “Dia de Todos os Santos”, celebrado no dia 1 de novembro, também comemorado como o “Dia dos Mortos”, os cemitérios de todo o país se tornam o palco principal para a realização de rituais e orações para aqueles que já se foram. Os moradores locais, diferentemente dos povos de outras partes do mundo, abandonam o preto e se vestem com roupas coloridas para ir até o cemitério com o objetivo de passar o dia limpando e cuidando das sepulturas dos falecidos, decorando-as com flores e fazendo piqueniques ao lado de seus familiares mortos.

conheca os curiosos cemiterios coloridos da guatemala 3

Outra tradição é a elaboração de pipas gigantes com cores vibrantes que voam nos arredores do cemitério. Os moradores locais acreditam que, ao empinar pipas coloridas com mensagens escritas em sua estrutura, eles podem se comunicar com os mortos.

Muito curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!