Não sei se você já reparou, mas em todo o filme de Natal que se preze vemos as famílias bebendo a tal gemada que por lá é chamada de eggnog e eu sempre tive curiosidade em saber como se fazia, o que era incluso nela e porque diabos alguém gostaria de tomar ovos batidos em um copo. Se eu tenho essa curiosidade, talvez você também a tenha e por isso hoje, vamos aprender a preparar esta bizarra receita. Vamos lá?

A dita bebida eggnog é tradicionalmente preparada com gema de ovo, açúcar, leite, creme de leite fresco, noz moscada e, na versão +18, alguma bebida alcoólica que, em geral, é rum ou conhaque. O objetivo é aquecer os corpos e as mentes durante a ceia de Natal, afinal nesta época do ano por lá é o início do inverno. Agora, vamos aos pesos e medidas para nossa receita:

Você irá precisar de

  • 4 xícaras de leite
  • 1 + 1/3 de xícara de açúcar
  • 12 gemas de ovos grandes (socorro)
  • 1/2 xícara de rum ou conhaque (opcional)
  • 1 xícara de creme de leite fresco e gelado
  • Noz moscada ralada (também opcional)

como fazer gemada eggnog tricurioso 1

Como fazer Eggnog

1. O primeiro passo é escolher uma panela média e misturar o leite com o açúcar em fogo médio até que ele se dissolva, o que deve levar de 1 a 2 minutos.

2. Após, em uma grande tigela, coe as gemas e as bata. É importante fazer isso para tirar a membrana e evitar o gosto forte do ovo. Enquanto bate, peça que um bom auxiliar de cozinha acrescente o leite e açúcar misturados ainda quentes e vá mexendo de forma uniforme.

3. Então, coloque toda a mistura de volta a panela e cozinhe tudo em fogo médio-baixo, mexendo com frequência até que o ponto fique grosso o suficiente para cobrir a colher, o que leva em média 20 a 25 minutos. Não deixe ferver.

como fazer gemada eggnog tricurioso 2

4. Então, caso deseje, acrescente a bebida alcoólica escolhida. Após, já adicione o creme de leite e espere esfriar um pouco.

5. Para que consiga beber no nosso delicioso verão, cubra com plástico filme e coloque na geladeira por um tempo até que esfrie completamente. Ao servir, enfeite com noz moscada e canela em pau, se quiser.

É uma ótima bebida para aperitivo ou sobremesa, é doce e deliciosa. Agora, utilize essa receita com sabedoria e não aposte em outras que utilizem ovos crus para evitar a temida infecção alimentar, ok?

O TriCurioso deseja a vocês uma deliciosa Ceia de Natal!