Não sei você, mas eu sou uma pessoa que ao menor sinal de desconforto no estômago já sinto vontade de vomitar e hoje, pensando nesta característica pessoal, acabei ficando curiosa. Afinal, por que vomitamos?

Apesar de ser uma experiência um tanto desconfortável e nojenta, o vômito é um recurso muito importante do nosso corpo e pode nos defender de maus bocados. Para você entender como este mecanismo funciona, precisamos nos lembrar do nosso estômago. Este tão importante órgão é quem digere todos os alimentos que comemos, isso através de uma série de músculos e nervos sensoriais, dentre eles estão o nervo vago que começa no bulbo e vai até a região abdominal. Quando comemos em excesso, como na ceia de Natal, ou quando algum alimento não cai bem, esses receptores sensoriais mandam uma mensagem para o tronco encefálico dizendo: AMIGO, TEMOS UM PROBLEMA.

Assim que a mensagem chega ao bulbo, inicia todo o processo de: acho que vou vomitar… Assim você começa a ter contrações dos músculos abdominais e todo aquele movimento doido para colocar tudo para fora. Para evitar que isso ocorra é preciso manter uma dieta balanceada, sem excessos, não beber álcool demais e evitar alimentos cheios de gordura ou açúcar. Caso o estrago tenha sido feito e você já tenha vomitado, lembre-se de reidratar seu corpo com bastante água e soros caseiros.

por que vomitamos tricurioso 1

Tá… Mas vomitar faz mal ou bem? Depende. O ato de vomitar não é nada legal para o seu corpo pois agride todo o sistema digestivo. O ácido do seu estômago vem todo junto e pode machucar seu esôfago e garganta, você força muito toda musculatura do abdômen e ainda aperta todo seu pobre estômago. Porém, em certas circunstâncias, é muito melhor colocar tudo para fora. Principalmente se você estiver com uma infecção alimentar, por exemplo, ou algum tipo de toxina no estômago. Agora, vomitar por comer demais é uma afronta com seu corpinho. Lembre-se: Seu corpo é seu templo!

Por que vomitamos em certas situações?

Existem situações em que é comum ou até inevitável vomitar, vamos entender suas razões agora.

Durante a gestação: O vômito durante este período ocorre em função da gigantesca alteração hormonal do corpo feminino que afeta o sistema nervoso e digestivo. Portanto, é perfeitamente normal.

Ao beber demais: O álcool é um grande agressor do estômago, isso além de ser muito prejudicial ao sistema nervoso, o que faz o cérebro entender que o líquido precisa ser eliminado e ordena que vá tudo para fora.

Ao sentir um cheiro desagradável ou ao ver algo nojento: Essas situações dependem do reflexo de cada pessoa e ocorrem como um mecanismo curioso de defesa.

Ao colocar o dedo na garganta: Este acontece em função das terminações do nervo vago ficarem nessa região junto ao bulbo, um gatilho imediato do vômito.

Gostou dessas incríveis informações? Comente!