Em muitos países ao redor do mundo, o Natal se tornou sinônimo de Papai Noel. De acordo com as crenças tradicionais, o Papai Noel é geralmente retratado como um homem idoso e barbudo que visita os lares das crianças bem-educadas através da chaminé, deixando-lhes presentes e doces. No entanto, existem algumas culturas que apresentam outras figuras míticas que até podem ser diferentes do Papai Noel na aparência, mas as suas ações são bem semelhantes. Conheça 5 bons exemplos:

5. Yule Lads (Islândia)

personagens equivalentes ao papai noel em outras partes do mundo 5

O equivalente moderno do Papai Noel na Islândia é na verdade um grupo de personagens conhecidos como Yule Lads, que são baseados em figuras folclóricas islandesas. De acordo com o folclore local, os Yule Lads eram filhos de Gryla e Leppaludi, trolls que viviam nas montanhas. Os Yule Lads descem das montanhas todos os anos para pregar peças nas crianças que se comportam mal e oferecer presentes aos que têm uma boa moral.

4. Olentzero (País Basco)

personagens equivalentes ao papai noel em outras partes do mundo 4

Olentzero é uma figura mítica da tradição natalina do País Basco, onde acredita-se que ele visita as cidades durante a véspera de Natal para presentear as crianças locais. Na maioria das vezes, Olentzero é retratado como um carvoeiro que usa roupas escuras, mas as variações físicas são comuns, a depender da cultura da região. Por exemplo, em regiões marítimas, ele geralmente adquire mais atributos de marinheiro, enquanto no interior ele apresenta características mais rurais.

3. Nisse (Escandinávia)

personagens equivalentes ao papai noel em outras partes do mundo 3

Nisse é uma figura mítica do folclore escandinavo que está associado à época natalina, assim como o Papai Noel tradicional. O Nisse é geralmente descrito como um pequeno anão que possui características semelhantes a de um gnomo de jardim, como uma longa barba branca e um gorro cônico. De acordo com o folclore local, o Nisse aparece durante o Natal para deixar presentes nas portas dos residentes.

2. Ded Moroz (Rússia)

personagens equivalentes ao papai noel em outras partes do mundo 2

Ded Moroz é uma figura fictícia russa que é equivalente ao Papai Noel em algumas regiões do país. De acordo com as lendas, Ded Moroz é um homem velho com uma longa barba branca que usa um longo casaco de pele (às vezes azul) e que vive carregando consigo um cajado mágico. Curiosamente, Ded Moroz traz presentes para as crianças na véspera do Ano Novo e não no Natal, mas ainda assim é considerado um símbolo natalino. Em muitas das suas viagens, ele conta coma companhia da sua neta, Snegurochka.

1. Befana (Itália)

personagens equivalentes ao papai noel em outras partes do mundo 1

Em algumas regiões da Itália, existem lendas locais que falam de uma mulher chamada Befana, que seria o equivalente do Papai Noel no país. Segundo as lendas, Befana é uma velha lendária que dá presentes a crianças anualmente durante a Epifania do Senhor, um festival celebrado em todo o país na noite de 5 de janeiro. O folclore italiano retrata Befana como uma velha que viaja em uma vassoura, por isso ela também é conhecida como “a bruxa do Natal”.

Figuras interessantes, não? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!