Saúde

Quais são os benefícios da pitanga para a saúde?

Quais são os benefícios da pitanga para a saúde?

A pitanga é uma fruta tipicamente brasileira, embora também possa ser encontrada em outros países das Américas e na África. O plantio da pitangueira é muito simples, o que faz com que ela também seja encontrada em quintais domésticos. Além disso, ela pode ser usada como ornamentação em áreas urbanas que não suportam árvores maiores. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Canecas para Presente

Fortalece o sistema imunológico

A pitanga contêm antioxidantes ricos em vitaminas que são importantes na fortificação do sistema imunológico na luta contra os efeitos dos radicais livres que podem danificar as células do corpo. Além disso, esses mesmos antioxidantes ajudam a destruir alguns elementos cancerígenos.

Melhora a saúde gastrointestinal

As propriedades antissépticas e adstringentes da pitanga podem ajudar a lidar com as perturbações gastrointestinais se consumidas regularmente. Vale destacar que essa fruta possui fibras e nutrientes muito eficazes no tratamento da diarreia e de outras doenças gastrointestinais.

Reduz a pressão arterial

As propriedades anti-hipertensivas encontradas na pitanga ajudam no tratamento da pressão arterial elevada, contribuindo para a prevenção das complicações relacionadas à hipertensão, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

É boa para os pulmões

O consumo regular da pitanga contribui para o funcionamento adequado dos pulmões, impedindo que eles contraiam certas doenças ou infecções. De fato, estudos já mostraram que esta fruta ajuda a melhorar as funções pulmonares e pode até mesmo ajudar a longo prazo no tratamento de doenças obstrutivas crônicas nos pulmões.

Fornece energia

As vitaminas do complexo B, presentes na pitanga, fornece a quantidade de energia necessária para a realização das funções de vários órgãos do corpo, sendo também essencial no devido funcionamento de enzimas específicas. Vale destacar que o nosso corpo também necessita de energia para promover o funcionamento ideal do sistema nervoso, por isso, caso esteja precisando de uma energia extra, experimente consumir a pitanga com mais regularidade.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Leia Também: